Conduzir cerca de 2.500 quilómetros entre as cidades marroquinas de Tânger e Marraquexe, sobretudo em zonas de deserto, ao volante de um Peugeot 205 com mais de 30 anos é uma verdadeira aventura! Mas foi isso mesmo que fez o castrense António Delgado, de 75 anos, que ao lado do algarvio Manuel Almeida, de 55 anos, assumiu o desafio de participar no UNIRAID 2025, iniciativa de cariz solidário que decorreu entre os dias 8 e 15 de fevereiro, com perto de 300 participantes de várias nacionalidades.
“Claro que as dificuldades foram grandes, com vários ‘atascansos’ nas areias dos oueds [rios secos], algumas avarias e também algumas situações em que nos perdemos, mas sempre com o espírito de cooperação e entreajuda, com o objetivo de não deixar ninguém para trás”, conta ao “CA” António Delgado, que foi o piloto mais velho a participar na iniciativa.
A “aventura” do piloto castrense pelo deserto do sul de Marrocos teve a sua génese em 2022, quando o seu grupo de amigos e adeptos dos passeios todo-o-terreno turísticos avaliou a possibilidade de atravessar o continente africano pela costa ocidental, partindo de Faro até Cidade do Cabo, no África do Sul.
“O objetivo era fazerem-se três ou quatro mil quilómetros cada ano, guardarem-se os carros, regressar de avião a Portugal para mais um ano de trabalho e, no ano seguinte, faziam-se mais outros tantos quilómetros e assim sucessivamente”, conta António Delgado.
Contudo, continua, “nunca se conseguiu um local fiável e seguro para se guardarem as viaturas por um ano”. “Provavelmente, quando regressássemos no ano seguinte nem o local encontraríamos”, acrescenta.
“As dificuldades foram grandes, com vários ‘atascansos’ nas areias dos ‘oueds’ [rios secos], algumas avarias e também algumas situações em que nos perdemos, mas sempre com o espírito de cooperação e entreajuda, com o objetivo de não deixar ninguém para trás”, conta ao “CA” o castrense António Delgado, que foi o piloto mais velho a participar no UNIRAID 2025
Afastada esta possibilidade de ligar Faro à Cidade do Cabo, e aproveitando o facto de já possuírem a viatura, António Delgado e Manuel Almeida decidiram inscrever-se no UNIRAID 2025, “uma aventura anual educativa, solidária e estratégica, que desafia os participantes a atravessarem Marrocos em veículos com mais de 15 anos sem tração integral”.
“Os objetivos [desta iniciativa] promovem o espírito desportivo e solidário dos participantes, mostrando-lhes a importância dos valores essenciais como a perseverança, responsabilidade, trabalho em equipa e gestão de recursos, enfrentando diversas etapas e obstáculos com a finalidade de entregar material solidário a comunidades e escolas desfavorecidas”, explica António Delgado.
Foi assim que a equipa África – A.M., formada pela dupla António Delgado/Manuel Almeida e apoiada pela empresa Castropeças, se apresentou à partida do UNIRAID 2025 com o seu Peugeot 205, transportando cerca de 70 kgs de material solidário, nomeadamente uma cadeira de rodas.
Seguiram-se seis etapas, num total de 2.500 km no sul de Marrocos, com passagens em cidades como Tânger, El Hajeb, Erfoud, Merzouga, Nkob e Marrakech, e percorrendo troços que chegaram a fazer parte do mítico Paris-Dakar.
Todos os participantes tiveram de completar as etapas navegando apenas com o auxílio de roadbooks, mapas e bússolas, uma vez que não era permitida a utilização de GPS. Apesar de todas as dificuldades e dos “diversos desafios morfológicos”, António Delgado (que era o participante mais velho) e Manuel Almeida conseguiram chegar ao final, juntamente com um grupo de mais três Peugeots 205, obtendo a medalha de “finishers”.












