Cultura e luta mineira debatidos no Museu da Ruralidade de Entradas

Cultura e luta mineira debatidos no Museu da Ruralidade de Entradas

O Museu da Ruralidade em Entradas, no concelho de Castro Verde, recebe este sábado, 8, um colóquio sobre “Cultura e Luta Mineira em Portugal e Espanha”, que incluirá apresentações de dois historiadores e uma antropóloga e testemunhos de mineiros.
O colóquio, organizado pelo Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em parceria com a Câmara de Castro Verde e o Museu da Ruralidade, vai decorrer a partir das 14h30.
O programa do colóquio inclui apresentações do historiador português Miguel Rego e do espanhol Rubén Vega García e da antropóloga portuguesa Inês Fonseca, que irão abordar, respectivamente, os temas “Memórias de minas no concelho de Castro Verde”, “Mineros: Sujeto Histórico y Arquétipo Social” e “As lutas dos mineiros em Aljustrel – 1922 e 1960, a história de um movimento operário que ficou por cumprir”.
O colóquio inclui ainda testemunhos de antigos mineiros, que deram o seu contributo para a exposição “Memórias de Uma Mina – Rossio de São Sebastião”, a qual está patente ao público no Museu da Ruralidade até ao final de Janeiro de 2013.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima