O Museu da Ruralidade em Entradas, no concelho de Castro Verde, recebe este sábado, 8, um colóquio sobre “Cultura e Luta Mineira em Portugal e Espanha”, que incluirá apresentações de dois historiadores e uma antropóloga e testemunhos de mineiros.
O colóquio, organizado pelo Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em parceria com a Câmara de Castro Verde e o Museu da Ruralidade, vai decorrer a partir das 14h30.
O programa do colóquio inclui apresentações do historiador português Miguel Rego e do espanhol Rubén Vega García e da antropóloga portuguesa Inês Fonseca, que irão abordar, respectivamente, os temas “Memórias de minas no concelho de Castro Verde”, “Mineros: Sujeto Histórico y Arquétipo Social” e “As lutas dos mineiros em Aljustrel – 1922 e 1960, a história de um movimento operário que ficou por cumprir”.
O colóquio inclui ainda testemunhos de antigos mineiros, que deram o seu contributo para a exposição “Memórias de Uma Mina – Rossio de São Sebastião”, a qual está patente ao público no Museu da Ruralidade até ao final de Janeiro de 2013.
