Valorizar as tradições e as novas contemporaneidades é a grande meta da programação cultural “Desassossega”, que o Teatro Só vai promover no concelho de Odemira ao longo dos próximos meses.
A iniciativa, que tem a Câmara de Odemira como parceira estratégica e financiamento assegurado pela Direção Geral das Artes, “surge da necessidade de criar novos centros de acesso à cultura e à fruição das artes”, explica ao “CA” fonte da companhia.
Nesse âmbito, o projeto foi “desenhado com o cuidado de envolver ativamente as comunidades, valorizando as tradições e as novas contemporaneidades que compõem esta região”, tendo a “paisagem e memória” como “mote”, acrescenta o Teatro Só.
A programação cultural “Desassossega” arranca no próximo domingo, 8, no Mercado Municipal de Odemira, que ao longo do dia recebe um “Mercado de Artistas”, com exposição e venda de obras de aristas plásticos locais.
A iniciativa contará ainda com a atuação do contador de histórias Jorge Serafim, que apresentará “Contopias”, e do Grupo Coral Infantil de Odemira, além dos espetáculos de marionetas “François Blanc”, pelo holandês Steven Luca, e de circo-mastro chinês “Une Partie de Soi”, da companhia O Último Momento.
Já Guilherme Ferreira apresentará o espetáculo de estátua viva “Cantor Romântico”; Jean Philippe Kikolas dará a conhecer o espetáculo de circo e humor “Sin Remite”; Cristina Casadio & Stefan Sing apresentam o espetáculo de dança “Tangram”; e grupo de dança Soul Beat interpretarão danças tradicionais do Nepal e de hip hop.
A programação do “Desassossega” continua a 12 de novembro, no cineteatro Camacho Costa, com a companhia Kulu Orr a apresentar em palco, pelas 16h00, o espetáculo de circo, música, humor e tecnologia “Control Freak”.
A par dos espetáculos, a iniciativa vai ainda promover diversas ações de formação. Para os dias 13 e 14 de outubro estão prevista, na Biblioteca Municipal de Odemira, uma ação sobre festão e produção de projetos culturais e artísticos, com Joana Ferreira e Manuel Henriques, enquanto de 3 a 5 de novembro decorrerá um workshop sobre teatro em espaço público, com formadores do Teatro Só.
O “Desassossega” inclui também o projeto artístico com a comunidade “Vereda”, que entre os dias 2 e 9 de dezembro desenvolve, no Espaço CRIAR, a ação “Escuta – Sons que desenham paisagem”, com direção artística de Nuno Torres.
De 26 a 28 de janeiro será a vez do cineteatro Camacho Costa receber a apresentação de “Sou eu?!”, com direção artística de Sérgio Fernandes e que resulta de uma parceria do Teatro Só com a Associação de Paralisia Cerebral de Odemira.