Croatas e italianos na Feira do Porco 2020

Croatas e italianos

Delegações de Itália e da Croácia vão participar na edição de 2020 da Feira do Porco Alentejano, decorrerá entre os dias 27 e 29 de Março na vila de Ourique, numa organização da autarquia local e da Associação de Criadores do Porco Alentejano.
De acordo com o presidente da Câmara de Ourique, a participação de delegações de Itália e da Croácia no evento será “mais um momento de afirmação da rede europeia em defesa da realidade rural, das suas tradições e produtos regionais”.
“Acolhemos assim delegações de dois países que partilham com Portugal uma resiliente comunidade rural comprometida em valorizar os seus produtos regionais nos territórios nacionais e no plano internacional, como expoente de qualidade do labor de um povo”, vinca Marcelo Guerreiro.
Desta forma, de Itália virá o presunto de Parma, produto com denominação de origem protegida (DOP) feito com pernas de porcos criados nas regiões central e norte da Itália, com uma alimentação especial: cevada, milho, fruta e o soro e restos de coalho do queijo parmesão.
Também presente em Ourique vai estar o presunto da Cróacia, produzido nas regiões da Dálmata e da Ístria. O primeiro é um presunto defumado, enquanto o segundo é curado com o forte vento setentrional dos Bura, sendo envelhecido de 12 meses a 18 meses, dependendo das condições climáticas.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima