Cristina e Hugo vão à Taça da Europa de patinagem artística

Cristina e Hugo

Os jovens patinadores Cristina Rakasi (FC Castrense) e Hugo Henriques (Mineiro Aljustrelense) são dois dos quatro baixo-alentejanos que vão representar Portugal na Taça da Europa de Patinagem Artística. A prova decorre a partir desta terça-feira, 31 de Outubro, no Pavilhão Municipal de Tomar.
Cristina Rakasi, de 12 anos, vai entrar na prova de Patinagem Livre no escalão de Iniciados e sonha em ter uma boa prestação. “Vou com a ambição de fazer uma boa prova, mostrar o que sei fazer e depois logo se vê quais são os resultados que consigo… Mas é claro que gostaria de ganhar”, confidencia ao “CA” antes de um dos últimos treinos realizados no pavilhão de Castro Verde.
A atleta do FC Castrense já contava ser chamada à Selecção Nacional depois da boa temporada que tem realizado em 2017, mas nem isso evita algum nervosismo perante a prova europeia. “Mas estou preparada”, garante com firmeza, e de sorriso no rosto, a jovem atleta, que antevê “uma competição dura”.
Esta será a segunda vez que Cristina Rakasi representará Portugal na Taça da Europa, depois da presença na competição em 2015 em França. Mas este ano a prova terá um sabor especial. “Vai ser muito bom representar Portugal em Portugal. Vai ser uma boa sensação”, diz.
Depois de em Junho se ter sagrado vice-campeão nacional, Hugo Henriques vai (finalmente) cumprir o sonho de representar Portugal. E logo numa competição como a Taça da Europa, onde o patinador de 17 anos do Mineiro Aljustrelense entrará na prova de Solo Dance na categoria de Juvenis.
“Quero dar o meu melhor. Sempre que entro em competições vou com o pensamento de dar o melhor e não a pensar em lugares ou em competir com este ou com aquele. Só quero dar o meu melhor, superar-me a mim próprio e fazer o que mais gosto, que é patinar”, diz ao “CA” no final de mais um treino.
Assim que recebeu a convocatória, Hugo Henriques intensificou ainda mais a sua preparação física e técnica. “Tenho tido treinos muito intensivos, duas vezes por dia, sempre de duas horas. Estou preparado e vou dar o meu melhor, para representar Portugal nas melhores condições”, revela o atleta mineiro, que lá no fundo tem desejo secreto: “É claro que sonho com uma medalha. É a minha ambição”.
Apesar da vontade de triunfar, Hugo Henriques é cauteloso. Até porque não sabe bem o que vai encontrar na pista em Tomar. “É o primeiro ano que vou representar Portugal numa prova e é a primeira vez que vou à Taça da Europa. Por isso ainda não sei bem o que me espera”, diz, admitindo “estar um pouco nervoso”. “Mas tenho de saber controlar isso e concentrar-me na minha exibição”, conclui.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima