O projecto educativo do Museu Municipal de Aljustrel em 2019-2020 está a dar destaque a temas relacionados com a arqueologia, através da dinamização, junto dos mais novos, da actividade “Arqueólogo por um dia”.
Fonte municipal explica ao “CA” que a escolha desta temática “deve-se, sobretudo, à importância que os trabalhos arqueológicos têm tido neste concelho, nomeadamente, para ajudar a compreender o seu passado e a sua história”.
“E porque a exposição permanente do Museu integra grande parte do espólio recolhido neste território e, entre outras matérias, permite também desvendar a importância que a actividade mineira tem em Aljustrel desde o período romano”, acrescenta a mesma fonte.
Nesse sentido, as actividades programadas pelo Museu Municipal de Aljustrel para as crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico têm consistido, numa primeira fase, “na recriação de uma área arqueológica, que foi propositadamente instalada no Museu”, em que os alunos participantes, “munidos de pás, pincéis, picaretas, baldes e sacos de acondicionamento, transformaram-se em pequenos arqueólogos”.
“Nesta escavação ‘a fingir’ as crianças recolheram os vários fragmentos que consideraram importantes, como cerâmicas, dedicando-se ainda à limpeza, catalogação e restauro das peças, sempre acompanhadas pelas técnicas do Museu. A acção, porém, só termina com uma visita ao laboratório de restauro do Museu Municipal de Aljustrel onde, de facto, decorrem os verdadeiros trabalhos”, conclui a Câmara de Aljustrel em comunicado.
