Crianças de Aljustrel aprendem “ciclo do pão”

Crianças de Aljustrel

Arranca nesta terça-feira, 4, a primeira parte do “Ciclo do Pão”, iniciativa integrada no plano de actividades do projecto educativo do Museu Municipal de Aljustrel destinado às crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo do concelho.
O projecto arranca com uma visita ao Museu da Ruralidade, na vila de Entradas (Castro Verde), onde os mais novos poderão contactar com os diversos processos do ciclo do pão, “desde a sementeira à moagem”.
“E, durante a visita, os alunos terão a oportunidade de visualizar um vídeo sobre o ciclo do pão e de participar numa actividade de identificação de sementes”, acrescenta fonte da Câmara de Aljustrel.
O projecto inclui ainda uma segunda fase, com a actividade “Moagem do trigo no moinho do Maralhas”, em Aljustrel, onde as crianças poderão observar todo o processo de trituração e serão ainda brindadas, para recordação, com um saquinho de farinha.
De acordo com a autarquia, o objectivo destas actividades “é contribuir para a preservação da memória e chamar à atenção para as actividades agrícolas tradicionais, assegurando-se, desta forma, que as novas gerações conhecem o seu passado, as suas tradições, a sua história, os seus costumes, a sua cultura e a identidade da sua comunidade”.
“O Plano Educativo do Museu Municipal de Aljustrel pretende ainda que as crianças encarem os diferentes núcleos museológicos como espaços ‘vivos’, que dão a oportunidade de aprender e de experienciar”, acrescenta a Câmara de Aljustrel.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima