Covid-19. Câmara de Aljustrel analisa situação epidemiológica do concelho

A Câmara de Aljustrel promoveu esta quarta-feira, 10, reuniões com representantes das maiores entidades empregadoras locais e com a Comissão Municipal de Protecção Civil, no sentido de analisar situação epidemiológica no concelho, onde se registam actualmente 109 casos activos de Covid-19.

Segundo a autarquia, “estes encontros surgem no âmbito do acompanhamento que a Câmara Municipal de Aljustrel tem vindo a fazer, desde o início da pandemia, e que tem permitido estabelecer um diálogo franco com todas as entidades e, ao mesmo tempo, criar pontos de ligação e de actuação”.

“O Município de Aljustrel entende, desde a primeira hora, que deve estar próximo de todos, enquanto interlocutor, mas também como parceiro empenhado em ajudar a controlar a pandemia no território que administra”, acrescenta a mesma fonte.

Nesse sentido, na reunião com as principais entidades empregadoras do concelho, que juntou empresas industriais mas também superfícies comerciais do sector alimentar, “foi possível fazer uma análise rigorosa às situações que se vivem actualmente em cada uma destas empresas e que dizem respeito à Covid-19”.

“Avaliaram-se ainda as diferentes abordagens que estão a ser efectuadas por cada uma destas empresas, bem como as actualizações dos planos de contingência que têm em vigor, tendo em conta o evoluir da situação nos últimos meses, tendo sido dada também especial atenção aos diversos procedimentos que estão a ser aplicados por cada sector de actividade”, frisa a Câmara de Aljustrel.

A autarquia acrescenta que, “da análise realizada”, e apesar de praticamente todas as empresas “já terem tido ou terem casos confirmados entre os seus trabalhadores, à data, não há nenhum surto com significativa expressão em nenhuma delas”.

“De acordo com a informação prestada, as empresas estão empenhadas em contribuir para a diminuição da possibilidade de risco de contágio em meio laboral e estão a apostar na prevenção e a ser acompanhadas por as diversas autoridades”, observa o município.

Encontros surgem no âmbito do acompanhamento que a Câmara Municipal de Aljustrel tem vindo a fazer, desde o início da pandemia, e que tem permitido estabelecer um diálogo franco com todas as entidades e, ao mesmo tempo, criar pontos de ligação e de actuação.

Já a reunião com a Comissão Municipal de Protecção Civil visou “fazer uma análise à situação actual pandémica, apostando-se no reforço de medidas e no estreitamento de laços entre os diferentes parceiros sociais”.

“Em destaque esteve a monitorização de todas as situações que se estão a viver no seio das instituições de solidariedade social (IPSS) do concelho de Aljustrel, os planos de vacinação que se seguem, onde o Município de Aljustrel disponibilizou todo o seu apoio ao Centro de Saúde de Aljustrel para que decorram da melhor maneira possível, mas também a situação que está a ser enfrentada diariamente pela Associação Humanitária dos Bombeiros de Aljustrel”, revela a autarquia.

A Câmara de Aljustrel vinca que os presentes nesta reunião “tiveram ainda oportunidade para colocar todas as suas questões e esclarecer as suas dúvidas, fazendo-se ainda uma análise à estratégia que tem estado a ser seguida e aprofundando-se os laços de trabalho em rede e em prol da comunidade do concelho de Aljustrel”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima