Covid-19: Autarquias do distrito reforçam medidas de prevenção

Covid-19: Autarquias do distrito

Várias câmaras municipais do distrito de Beja anunciaram nas últimas horas novas medidas de prevenção contra o coronavírus Covid-19 a implementar nos seus diversos serviços, face ao aumento do surto da doença em todo o país. Recorde-se que em Portugal, até segunda-feira, 16, estavam identicadas 331 pessoa infectadas (nenhuma das quais na região do Alentejo), tendo já sido registada uma vítima mortal e três doentes recuperados.

Aljustrel
Em Aljustrel a Câmara Municipal decretou o encerramento ao público de todos os seus espaços culturais, a par da dominuição do horário de atendimento nos serviços que se encontram afectos ao Balcão Único e à Tesouraria.
Desta forma, adianta a autarquia, deixam “de estar abertos ao público a Biblioteca Municipal de Aljustrel, o Cine Oriental, o Museu Municipal de Aljustrel, o Centro d’Artes de Aljustrel, as Oficinas de Animação e Formação Cultural, bem como todos os espaços museológicos da sua responsabilidade e o Posto de Turismo”.
Já o Balcão Único e a Tesouraria vão atender público apenas entre as 9h00 e as 12h30, “com regras obrigatórias, como entrar uma pessoa de cada vez nos serviços, desinfectar as mãos e respeitar uma distância de dois metros para o funcionário”.

Beja
A Câmara de Beja determinou como medidas de prevenção adicional contra o Covid-19, em vigor até 15 de Abril, o encerramento do Jardim Público, a suspensão de todos os mercados e feiras não-alimentares e a limitação de acesso a instalações municipais exclusivamente a eleitos, funcionários e fornecedores, com excepção dos serviços Balcão Único e Tesouraria, para situações de carácter inadiável.
A autarquia decidiu igualmente limitar a ocupação do Parque de Campismo da cidade a 50% da sua capacidade, reduzindo o horário de admissões entre as 10h00h e as 18h00.
Em simultâneo, a Câmara de Beja recomenda a não utilização de parques infantis e que a presença em velórios e funerais seja limitada a familiares e pessoas directamente ligadas ao(à) defunto(a).

Castro Verde
Por sua vez, a Câmara de Castro Verde determinou que, a partir desta terça-feira, 17, seja encerrado o acesso público nos edifícios municipais (Paços do Município, Fórum Municipal e Gabinete de Educação e Acção Social).
Nestas circunstâncias, o atendimento presencial fica limitado, sendo que na Tesouraria será das 09h00 às 11h00, na Água das 09h00 às 10h00, nas Obras entre as 10h00 e as 11h00, e na Acção Social das 09h00 às 10h00.
Já os trabalhadores municipais passa, a ter dois turnos, de quatro horas, cada. O trabalho externo será das 8h00 às 12h00 e das 12h00 às 16h00, enquanto o trabalho interno será das 9h00 às 13h00 e das 13h00 às 17h00.

Ferreira do Alentejo
A Câmara de Ferreira do Alentejo reavaliou, nesta segunda-feira, 16, as medidas de prevenção conta o Covid-19 e decidiu reforçar as mesmas com a suspensão de todas as actividades culturais e desportivas e do mercado mensal, o encerramento dos equipamentos e dos serviços municipais, “com excepção dos serviços essenciais e outros casos imprescindíveis”.

Mértola
Em Mértola, a Câmara Municipal local, seguindo a decisão dos governos de Portugal e Espanha, informa que foi encerrada a circulação pela ponte do Pomarão até dia 15 de Abril.
“O acesso pela Volta Falsa, na freguesia de Corte do Pinto, ficará igualmente encerrado, com total responsabilidade da Câmara Municipal de Mértola”, acrescenta a autarquia.

Odemira
A Câmara de Odemira decidiu reforçar as medidas de prevenção contra o Covid-19 nesta segunda-feira, 16, com o encerramento de todos os parques infantis e skate parques municipais, assim como do Jardim da Fonte Férrea (Odemira) e do Parque da Água (Boavista dos Pinheiros).
Estão igualmente interditas todas as feiras e mercados, assim como suspensas todas as actividades ou iniciativas organizadas, apoiadas e/ou licenciadas pela autarquia até final de Junho, incluindo as comemorações do 25 de Abril.
A autarquia decidiu ainda suspender a edição da sua agenda cultural entre Abril e Junho, reorganizar os serviços municipais para “uma resposta pronta e integrada” ao momento actual, e elaborar o Plano de Operações Municipal.

Ourique
No concelho de Ourique a autarquia local suspendeu, até 15 de Abril, as aulas de ginástica e de natação, as actividades da Universidade Sénior, as sessões de cinema e demais eventos culturais e desportivos programados.
Foi igualmente adiada a visita sénior que estava prevista, para Maio, à ilha da Madeira, enquanto os transportes colectivos municipais só funcionarão em casos excepcionais.
Estão igualmente encerrados diversos equipamentos municipais, caso do Espaço Internet, Piscinas Municipais, Posto de Turismo, cine-teatro Sousa Telles, Estádio Municipal D. Afonso Henriques, Fórum Municipal, Centro de Convívio e Biblioteca Municipal Jorge Sampaio.
Quanto ao atendimento ao público no Município que seja “imprescindível” ser de forma presencial, a autarquia indica que “ficará restringido unicamente a um pedido de marcação solicitado por e-mail, que depois de devidamente avaliado será agendado no serviço competente e informado o requerente”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima