Coronavírus: Câmaras cancelam feiras e festivais

Coronavírus:

As câmaras municipais de Castro Verde e de Ourique cancelaram, nesta terça-feira, 10, os eventos “Sabores do Borrego” e Feira do Porco Alentejano, respectivamente, como medida de prevenção face ao surto de coronavírus que se verifica em Portugal.
Em Castro Verde, e após a aprovação do Plano de Contingência interno, a autarquia decidiu cancelar a edição de 2020 do festival “Sabores do Borrego”, prevista para os dias 3, 4 e 5 de Abril, e agendar, desde já, a edição de 2021 para os dias 26, 27 e 28 de Março.
A par disto, a autarquia decidiu ainda cancelar o “Mercadinho de Rua” na Praça da Liberdade do dia 21, assim como todos os eventos promovidos pelo Município, abertos ou contendo públicos externos ao universo municipal, entre os quais o XII Festival de Teatro Escolar e as actividades associadas ao Conservatório Regional do Baixo Alentejo.
A Câmara de Castro Verde vai também encerrar, até 10 de Abril, as piscinas municipais, cancelar as actividades desportivas promovidas no âmbito dos “Jogos Concelhios”, suspender todas as actividades promovidas na Biblioteca Municipal (e respectivos pólos) e no Fórum Municipal, além de cumprir, relativamente às escolas, “o que a cada momento vier a ser determinado pela Direcção Geral de Saúde e pelo Ministério da Educação”.
Por sua vez, em Ourique a Câmara Municipal anunciou o cancelamento da Feira do Porco Alentejano, que iria decorrer entre os dias 27 e 29 de Março.
“O risco de propagação inerente à concentração de milhares de pessoas no espaço de realização da Feira do Porco Alentejano e as orientações preventivas das autoridades de saúde, constantes do Plano Nacional de Contingência, determinam a presente tomada de decisão”, sublinha o comunicado assinado pelo presidente da autarquia.
Marcelo Guerreiro acrescenta que “com saúde, não faltarão oportunidades para voltar a reafirmar um sector vital para a nossa economia local e para a comunidade de Ourique”.
Também em Mértola há um evento cancelado. Trata-se do II Festival da Túbera, organizado pela Junta de Freguesia local e que iria decorrer nos dias 21 e 22 de Março.
Já em Almodôvar a Câmara Municipal tem o Plano de Contigência aprovado, tendo também cancelado as aulas de dança no jardim-de-infância, que eram ministradas por um professor oriundo do Algarve.
Em paralelo, a autarquia almodovatense cancelou os espectáculos que estavam previstos para o cine-teatro no âmbito do Festival Internacional de Teatro do Alentejo (FITA) 2020, assim como as sessões de cinema e as saídas do autocarro municipal para fora do concelho, com excepção de transportes escolares.
"Esta decisão aplica-se até final de Março ou até nova decisão sobre a matéria", revela o autarca António Bota.
Também a Câmara de Aljustrel já aprovou o seu Plano de Contingência, que contempla, segundo fonte oficial, "os principais procedimentos a adoptar e tem como missão acompanhar a evolução da possível propagação e antecipar e implementar medidas e acções adequadas de prevenção, e, caso seja necessário, de recuperação, a fim de assegurar a continuidade das actividades essenciais e prioritárias".
"Trata-se, contudo, de um documento que pode ser revisto a qualquer momento, aplicando-se a toda a estrutura orgânica da Câmara Municipal de Aljustrel. E constitui-se como um documento vinculativo e de extrema importância, devendo, portanto, ser cumprido por todos os trabalhadores e colaboradores da Câmara Municipal de Aljustrel", acrescenta a autarquia.
Finalmente, em Beja, o IPBeja decidiu suspender os eventos ou iniciativas públicas, realizadas quer em locais fechados quer em locais abertos ao público, da iniciativa e sob responsabilidade do instituto, cancelando eventos já autorizados e que ainda não se tenham realizado.
O IPBeja desaconselha ainda "a participação em quaisquer actividades ou eventos fora do instituto, para os quais não será prestado qualquer apoio do lPBeja", mantendo apenas "as actividades lectivas obrigatórias, suspendendo todas as demais".

Notícia actualizada às 7h30 desta quarta-feira, 11 de Março

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima