Construção do Parque de Ciência do Alentejo arranca até final do ano

Construção do Parque de Ciência

A construção do edifício principal do Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo (PCTA), em Évora, integrado na rede regional de transferência de tecnologia, deverá começar até final deste ano, revela o presidente da infra-estrutura.
Manuel Cancela d’ Abreu, também vice-reitor da Universidade de Évora (UÉ), precisa à Agência Lusa que vai ser lançado “ainda esta semana” o concurso para a construção do edifício central do PCTA, que vai “nascer” no Parque Industrial e Tecnológico de Évora (PITE).
“Tivemos alguns problemas e atrasos por causa das licenças e do projecto de arquitectura que teve de ser ligeiramente revisto, mas esperamos lançar a obra muito em breve. Temos de começar antes do final do ano”, afirma o mesmo responsável.
O PCTA é uma das vertentes do Sistema Regional de Transferência de Tecnologia (SRTT), que envolve 21 parceiros, entre os quais a UÉ e os politécnicos de Beja e Portalegre, além de empresas e outras instituições da região.
No âmbito do parque, indica, a única “obra” que já arrancou no terreno foi a incubadora de empresas da Câmara de Évora, também localizada no PITE.
“Isto é a parte física” do projecto, ressalva Manuel Cancela d’ Abreu, referindo que “por trás” está a ser feito um trabalho de captação de empresas para a região e o desenvolvimento dos laboratórios que vão apoiar as empresas.
O responsável adianta que “já estão 10 empresas a incubar no Parque de Ciência e Tecnológica do Alentejo”, actualmente, nas instalações da UÉ e no Centro de Acolhimento às Micro e Pequenas e Médias Empresas (CAME) de Montemor-o-Novo.
“Enquanto não temos as nossas próprias instalações, estamos a trabalhar na captação de empresas para a região que trazem ainda um volume relativamente baixo de emprego, mas que esperamos que se desenvolvam e que tragam bastante mais emprego”, acrescenta.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima