Congresso em Beja para debater Soror Mariana Alcoforado

Congresso em Beja

Perto de meia centena de participantes, oriundos de sete países, vão estar neste fim-de-semana, 15 a 17 de Novembro, em Beja, para a primeira edição do “3,5C-Congresso Internacional Mariana Alcoforado”, dedicado a Soror Mariana Alcoforado.
A iniciativa é promovida pelas universidades Nova de Lisboa e de Massachusetts Dartmouth (EUA), com os apoios da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Câmara de Beja, Biblioteca Nacional de Portugal e Museu Regional de Beja, tendo como mote a freira portuguesa que se acredita ter escrito as cinco cartas de amor publicadas há 350 anos, em Paris.
O congresso arranca nesta sexta-feira, 15, em Lisboa, na Biblioteca Nacional de Portugal, onde terá lugar a concentração dos congressistas e abertura do evento, com uma visita guiada à exposição bibliográfica sobre as Lettres Portugaises.
Depois, os congressistas viajam para Beja, onde ao longo de dois dias estão previstas três visitas guiadas, seis homenagens (a Mariana Alcoforado, Noël Bouton, Luciano Cordeiro, Florbela Espanca, Luís Amaro, Leonel Borrela) e o lançamento de quatro livros, além de 42 comunicações em torno do mote “Melancholy, Love and Letters”.
O programa do congresso inclui ainda, um concerto de música sacra e profana, pelo Coro do Carmo de Beja, dirigido pelo padre António Cartageno.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima