Congresso das Açordas anima vila de Portel durante o fim-de-semana

Congresso das Açordas anima vila de Portel durante o fim-de-semana

Alentejano que se preze não dispensa a sua açorda!
Seja de alho, tomate ou espinafres, com bacalhau, aves de caça ou um simples ovo escalfado, o prato que junta as sopas de pão aos coentros e alhos pisados em azeite é o que melhor define criatividade da gastronomia regional, numa “iguaria” que vai estar em grande destaque ao longo do fim-de-semana, entre 30 de Março e 1 de Abril, na vila de Portel, durante a sexta edição do Congresso das Açordas.
Promovida pela autarquia local, a sexta edição do Congresso das Açordas arranca esta sexta-feira, 30 de Março, e até domingo, 1 de Abril, promete dias de muitos sabores “condimentados” com a solenidade da música alentejana e a alma do fado.
O colóquio “O Alentejo na Gastronomia Mediterrânica – Património Mundial: Visão e Contributos” marca o arranque do certame.
A sessão organizada pela autarquia em parceria com a Turismo do Alentejo vai decorrer a partir das 10h00 desta sexta-feira, 30, no Auditório Municipal e contar com a presença de figuras como o historiador Cláudio Torres, entre outros.
Às 19h00 é inaugurada a feira gastronómica e de produtos regionais, com as primeiras açordas a serem servidas ao som do fado cantado por António Pinto Basto, Filipa Cardoso, Luís Matos, José Gonçalez e José Geadas.
No sábado, 31, o dia arranca com o passeio “Na Rota das Açordas – Do Montado à Mesa” (9h30), seguindo-se a actuação do grupo de música tradicional “Os Almocreves” (13h00), um <i>show cooking</i> (19h00) e o mais fados com Jorge Fernando, Rodrigo, Fábia Rebordão e Jorge Roque (21h00).
O VI Congresso das Açordas de Portel termina no domingo, 1 de Abril, com a actuação do Grupo Coral de Cantares Regionais de Portel (13h00) e a cerimónia de entrega dos prémios referente ao concurso para a melhor açorda do certame (16h00).

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima