Conferências de Aljustrel debatem futuro do Alentejo

Conferências de Aljustrel

Como ter mais gente no Alentejo? É esta a grande questão que irá ser colocada ao longo desta sexta-feira e sábado, 4 e 5, aos oradores das Conferências de Aljustrel.
A iniciativa é promovida pela Câmara de Aljustrel, em parceria com a Esdime, no âmbito do Projecto Agenda 21 Local e decorrerão no renovado Cine Oriental sob o lema “Cidadania, Inovação & Território”.
“Após 40 anos do 25 de Abril e após a vivência destes últimos tempos, com esta crise económica, dentro de uma região que tem uma crise estrutural há anos, é importante percebermos o que fizemos bem e menos bem para chegarmos aqui. Mas o mais importante é também perceber que futuro e estratégia podemos ter, sobretudo que visão temos a partir de um presente para aquilo que são as novas gerações”, diz ao “CA” o autarca Nelson Brito.
O edil espera que a iniciativa dê um contributo concreto para a definição de soluções que contrariem o actual estado das coisas, sendo que para reflectir sobre o assunto não faltam alguns dos melhores pensadores do país.
Pacheco Pereira e Miguel Sousa Tavares destacam-se entre os oradores, mas os painéis de debate juntam outras figuras como António Saraiva (o presidente da CIP, que nasceu em Ervidel, no concelho de Aljustrel!), Jorge Malheiros, João Ferrão ou Artur Rosa Pires.
“Há aqui um olhar que para nós é importante: trazer pensadores de referência de várias áreas, sejam naturais de Aljustrel ou conhecidos à escala nacional, para que nos ajudem à reflexão sobre o futuro”, adianta Nelson Brito.

Programa intenso
As Conferências de Aljustrel arrancam às 9h30 desta sexta-feira, 4, com o discurso de abertura de Nelson Brito, seguindo-se o painel de debate “Os desafios do desenvolvimento: da crise demográfica e territorial”, que contará com as intervenções de Jorge Malheiros (IGOT/ Universidade de Lisboa), António Figueiredo (economista) e José Pacheco Pereira (historiador).
De tarde, a partir das 15h00, debatem-se “Políticas e programas para o desenvolvimento territorial integrado”, com os oradores Artur da Rosa Pires (Universidade de Aveiro), Jorge Miranda (constitucionalista), António Costa da Silva (vogal do InAlentejo) e Miguel Sousa Tavares (jornalista).
No sábado, 5, as Conferências prosseguem com o Fórum de Projectos & Iniciativas – Inovação & Desenvolvimento Territorial, que da parte da manhã, a partir das 9h30, contará com as participações de António Delgado (Almina), João Serrão Martins (Fundação Serrão Martins), António Parreira (Associação de Beneficiários do Roxo) e Carlos Lopes de Sousa (Agro-cluster do Ribatejo).
De tarde, às 14h30, prosseguem as apresentações de projectos com Luís Matias (Câmara de Penela), Miguel Torres (ACERT) e António Saraiva (CIP).
As Conferências de Aljustrel terminam com uma palestra de João Ferrão (pró-reitor da Universidade de Lisboa) às 16h30, seguindo-se a sessão de encerramento com Nelson Brito (presidente da Câmara de Aljustrel) e António Dieb (presidente da CCDR do Alentejo).

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima