Conferências de Aljustrel debatem a descentralização

Conferências de Aljustrel

A descentralização de competências nos territórios de baixa densidade e os programas nacionais de desenvolvimento vão estar no centro do debate na quarta edição das Conferências de Aljustrel, iniciativa que se vai realizar no Cine Oriental, na “vila mineira”, nos dias 9 e 10 de Maio.
O evento, que este ano tem como tema “Descentralização e programações para o desenvolvimento dos interiores com coesão territorial nacional”, é promovido pela Câmara Municipal local e contará com a participação, entre outros oradores, dos secretários de Estado da Valorização do Interior e das Autarquias Locais, João paulo Catarino e Carlos Miguel, respectivamente.
“As problemáticas do dito Interior, seu declínio e desenvolvimento, passaram a ser matéria obrigatória no discurso político e público, embora sem consequências claras para um real desenvolvimento desses vastos territórios”, justifica a autarquia, acrescentando que as Conferências de Aljustrel “pretendem ser um espaço de reflexão e de partilha de ideias, pistas e iniciativas para o desenvolvimento territorial”.
No primeiro dia de debate, 9 de Maio, vão intervir, além dos dois governantes, Berta Nunes (presidente da Câmara de Alfândega da Fé), Rui Tavares (comentador), Paulo Bernardes Fernandes (presidente da Câmara do Fundão) e José Alberto Fernandes (presidente da Associação Nacional de Geógrafos). A conferência de encerramento estará a cargo da investigadora Helena Freitas.
Para o dia 10 de Maio a Câmara de Aljustrel propõe uma visita a alguns projectos instalados no concelho, nomeadamente o Parque Mineiro e o Centro de Estudos Geológicos e Mineiros do Alentejo/ LNEG.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima