Concurso “Vinhos Engarrafados do Alentejo” distingue Herdade Grande e Cartuxa

Concurso “Vinhos Engarrafados do Alentejo” distingue Herdade Grande e Cartuxa

Os vinhos Herdade Grande Reserva 2008, tinto, e Cartuxa 2009, branco, foram distinguidos com o Prémio de Excelência na quinta edição do Concurso “Vinhos Engarrafados do Alentejo”, revelou a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).
Segundo a CVRA, o vinho Herdade Grande pertence à casa António Manuel Lança, enquanto o vinho Cartuxa é produzido pela Fundação Eugénio de Almeida.
O concurso, que foi promovido pela Confraria dos Enófilos do Alentejo, elegeu os melhores vinhos engarrafados da região, cuja selecção inicial contou com a participação de consumidores, enófilos e profissionais no corpo do júri.
Na competição, participaram os produtores inscritos com Denominação de Origem (DOC) Alentejo ou com classificação de Vinho Regional Alentejano em três áreas de competição: tinto, branco e rosado.
As amostras de cada categoria foram submetidas à apreciação de um júri de selecção final, tendo sido os tintos que mais galardões de primeiro prémio arrecadaram, num total de 17, seguindo-se seis medalhados com o primeiro prémio na categoria de brancos e dois vencedores na categoria de rosé.
Com esta quinta edição do concurso, a Confraria de Enófilos do Alentejo pretendeu fomentar a valorização e comercialização dos vinhos alentejanos, numa sinergia “activa e positiva” entre a Confraria e os produtores.
A particularidade deste concurso centra-se na constituição do júri, visto que a apreciação dos vinhos a concurso envolve consumidores e entusiastas, além de um painel alargado constituído por enólogos, técnicos de viticultura, enófilos e vitivinicultores, que fazem a selecção inicial dos vinhos dos primeiro, segundo e terceiro lugares.
A cargo do júri mais especializado fica a selecção e decisão dos prémios de excelência em cada uma das categorias de vinho a concurso, não tendo sido atribuído o Prémio de Excelência na categoria de rosados.
O concurso “Vinhos Engarrafados do Alentejo” decorre de três em três anos, desde 1999, e tem apresentado “um elevado nível de adesão”, segundo os promotores.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima