Concurso “Vinhos Engarrafados do Alentejo” distingue Herdade Grande e Cartuxa

Concurso “Vinhos Engarrafados do Alentejo” distingue Herdade Grande e Cartuxa

Os vinhos Herdade Grande Reserva 2008, tinto, e Cartuxa 2009, branco, foram distinguidos com o Prémio de Excelência na quinta edição do Concurso “Vinhos Engarrafados do Alentejo”, revelou a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).
Segundo a CVRA, o vinho Herdade Grande pertence à casa António Manuel Lança, enquanto o vinho Cartuxa é produzido pela Fundação Eugénio de Almeida.
O concurso, que foi promovido pela Confraria dos Enófilos do Alentejo, elegeu os melhores vinhos engarrafados da região, cuja selecção inicial contou com a participação de consumidores, enófilos e profissionais no corpo do júri.
Na competição, participaram os produtores inscritos com Denominação de Origem (DOC) Alentejo ou com classificação de Vinho Regional Alentejano em três áreas de competição: tinto, branco e rosado.
As amostras de cada categoria foram submetidas à apreciação de um júri de selecção final, tendo sido os tintos que mais galardões de primeiro prémio arrecadaram, num total de 17, seguindo-se seis medalhados com o primeiro prémio na categoria de brancos e dois vencedores na categoria de rosé.
Com esta quinta edição do concurso, a Confraria de Enófilos do Alentejo pretendeu fomentar a valorização e comercialização dos vinhos alentejanos, numa sinergia “activa e positiva” entre a Confraria e os produtores.
A particularidade deste concurso centra-se na constituição do júri, visto que a apreciação dos vinhos a concurso envolve consumidores e entusiastas, além de um painel alargado constituído por enólogos, técnicos de viticultura, enófilos e vitivinicultores, que fazem a selecção inicial dos vinhos dos primeiro, segundo e terceiro lugares.
A cargo do júri mais especializado fica a selecção e decisão dos prémios de excelência em cada uma das categorias de vinho a concurso, não tendo sido atribuído o Prémio de Excelência na categoria de rosados.
O concurso “Vinhos Engarrafados do Alentejo” decorre de três em três anos, desde 1999, e tem apresentado “um elevado nível de adesão”, segundo os promotores.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

ULSBA participa em projecto europeu

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) candidatou-se ao projecto europeu de facturação electrónica “European Hospitals adopting the e-invoicing Directive”, aprovado pela INEA

CIMBAL apresenta propostas para o PRR

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) submeteu vários contributos ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da consulta pública promovida ao documento.

Role para cima