Concelho de Ourique celebra "Mês do Idoso" até Novembro

Concelho de Ourique celebra

O concelho de Ourique vai celebrar de novo o “Mês do Idoso”, iniciativa da autarquia local que vai decorrer entre esta sexta-feira, 11, e o próximo dia 11 de Novembro.
O evento inclui diversas actividades, como passeios, visitas guiadas, desporto sénior, uma feira solidária e convívios vários, culminando na comemoração do Dia de São Martinho.
Para a vereadora da Câmara de Ourique com o pelouro da Acção Social, o “Mês do Idoso” é uma actividade que a população sénior do concelho aguarda sempre com grande expectativa ao longo do ano.
“Muitas vezes esta é uma das poucas oportunidades para participarem em actividades diferentes, direccionadas exclusivamente para essa faixa da população. E a prova do sucesso é o facto de termos sempre uma grande adesão ao ‘Mês do Idoso’, com uma média de participantes a rondar as 600 pessoas”, sublinha ao “CA” Florbela Martins.
Englobando a realização do “Mês do Idoso” nas políticas de acção social do Município, como a comparticipação municipal em medicamentos (onde a autarquia comparticipa 50% das despesas em medicação dos idosos), a Unidade Móvel de Saúde, os projectos “Serra Acima” (na freguesia de Santana da Serra) e “Arranjos Domésticos, ou os transportes colectivos de Ourique, Florbela Martins sublinha que estas actividades permitem aproximar as pessoas, quebrando o isolamento que afecta particularmente essa população mais idosa, “com a promoção de convívio entre as pessoas das diferentes freguesias”.
“Para muitas destas pessoas este é quase o único convívio que têm durante o ano, para além de promovermos o convívio entre as diferentes freguesias”, argumenta a eleita.
As actividades do “Mês do Idoso” começam esta sexta-feira, 11, com uma visita guiada ao Centro de Arqueologia Caetano de Mello Beirão, actividade que se repete nos dias 14 e 18 de Outubro e 4 e 6 de Novembro, sendo direccionada a todas as freguesias do concelho.
Na próxima quarta-feira, 16, a barragem do Monte da Rocha é o cenário escolhido para um dia dedicado ao desporto sénior entre freguesias, estando programadas uma missa campal, uma caminhada matinal e uma aula de relaxamento, com as actividades a terminarem com um piquenique partilhado.
Nos dias 23, 25 e 30 de Outubro, e 1 de Novembro, a população sénior das várias freguesias do concelho vão participar em passeios a Vila Viçosa, Aldeia da Luz e barragem do Alqueva.
E a 21 e 28 de Outubro será a vez do Centro de Convívio de Ourique receber a uma feira solidária.
Já o desporto sénior regressa no dia 5 de Novembro, com uma manhã desportiva no Parque Bio-saudável da Nora.
As iniciativas do “Mês do Idoso” terminam a 11 de Novembro, com a comemoração do Dia de São Martinho.
A actividade engloba uma visita à marina de Portimão e um almoço-convívio com animação musical, castanha assada e água-pé em Caldas de Monchique.
“É o ponto alto desta iniciativa e sempre o mais desejado pelos idosos”, confidencia Florbela Martins.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima