Concelho de Odemira em festa na FACECO

Concelho de Odemira

A grande feira do Litoral Alentejano está à porta! Entre esta sexta-feira e domingo, dias 21 a 23 de Julho, a Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira (FACECO) será o “porto de chegada” de milhares de pessoas que, em São Teotónio, não vão perder o melhor do concelho de Odemira, desde a gastronomia ao artesanato, a força dos sectores agro-pecuário e do turismo, as tradições do cante alentejano e os concertos musicais.
“É o evento que pretende não só demonstrar mas também afirmar o conjunto de sectores que melhor espelham a actividade económica e social em Odemira”, afirma em declarações ao “CA” o presidente da Câmara Municipal, ressalvando, contudo, que o concelho tem “outros certames que vão ganhando alguma expressão, tanto no litoral como no interior”.
Para José Alberto Guerreiro, a FACECO, “até pelo conjunto de expositores que tem anualmente, acaba por manifestar melhor esse retrato [de Odemira], não só no sector agrícola mas também no turismo, no artesanato, nas artes e na expressão cultural”.
Durante os três dias, o programa será intenso! Logo nesta sexta-feira, 21, arranca mais uma edição do Concurso de Raça Limousine (11h00) e há vários espectáculos de cante alentejano ao longo do dia, provas de queijos e de vinhos. E a partir das 22h30 decorre o concerto de Áurea.
No sábado, 22, a programação é mais intensa. Além do prosseguirem os concursos (Cabra Charnequeira, mel, hípico de obstáculos) haverá ainda uma prova de cerveja artesanal, um convívio de futebol de formação e muita animação com grupos corais, bandas filarmónicas e ranchos folclóricos. A noite está reservada para um concerto de Celina da Piedade!
A FACECO termina no domingo, 23, com grande destaque para o programa televisivo “Somos Portugal”, da TVI, que será transmitido em directo da feira. A par disso, decorrem um concurso de Raça Holstein Frisía e uma prova de mel infantil. E a noite de fecho da feira reserva o palco para um concerto de Rita Redshoes.

Mira e empreendedorismo
Ponto alto no calendário festivo do concelho, a Câmara de Odemira irá aproveitar a FACECO para apresentar, no sábado, 22, às 15h00, o novo Plano Estratégico e Operacional de Valorização do Rio Mira.
Segundo o presidente da autarquia, trata-se de um programa que visa ter “uma visão estratégica para a utilização desse recurso, que é absolutamente central na vida do concelho”. “Queremos valorizar todas as vertentes que um plano de água como o Mira nos oferece”, sublinha José Alberto Guerreiro.
Também o empreendedorismo vai estar em destaque na FACECO 2017, uma vez que o evento acolhe, no domingo, 23, pelas três da tarde, a cerimónia de entrega do “Prémio Espírito Empreendedor”, que pretende estimular e reconhecer iniciativas empreendedoras e criativas no âmbito do desenvolvimento económico do concelho.
A dinamização deste prémio faz parte do programa “Odemira Empreende”, lançado pelo actual executivo da Câmara Municipal e do qual o presidente da autarquia faz um balanço bastante positivo. “Tivemos o arrojo de propôr um programa de estímulo à economia que proporcionasse pequenos investimentos e o germinar de boas ideias no terreno. Neste objectivo central, este programa – aprovado unanimemente – foi amplamente consolidado e com resultados muito importantes através da criação directa de mais 80 postos de trabalho”, nota com satisfação José Alberto Guerreiro.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima