A grande feira do Litoral Alentejano está à porta! Entre esta sexta-feira e domingo, dias 21 a 23 de Julho, a Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira (FACECO) será o “porto de chegada” de milhares de pessoas que, em São Teotónio, não vão perder o melhor do concelho de Odemira, desde a gastronomia ao artesanato, a força dos sectores agro-pecuário e do turismo, as tradições do cante alentejano e os concertos musicais.
“É o evento que pretende não só demonstrar mas também afirmar o conjunto de sectores que melhor espelham a actividade económica e social em Odemira”, afirma em declarações ao “CA” o presidente da Câmara Municipal, ressalvando, contudo, que o concelho tem “outros certames que vão ganhando alguma expressão, tanto no litoral como no interior”.
Para José Alberto Guerreiro, a FACECO, “até pelo conjunto de expositores que tem anualmente, acaba por manifestar melhor esse retrato [de Odemira], não só no sector agrícola mas também no turismo, no artesanato, nas artes e na expressão cultural”.
Durante os três dias, o programa será intenso! Logo nesta sexta-feira, 21, arranca mais uma edição do Concurso de Raça Limousine (11h00) e há vários espectáculos de cante alentejano ao longo do dia, provas de queijos e de vinhos. E a partir das 22h30 decorre o concerto de Áurea.
No sábado, 22, a programação é mais intensa. Além do prosseguirem os concursos (Cabra Charnequeira, mel, hípico de obstáculos) haverá ainda uma prova de cerveja artesanal, um convívio de futebol de formação e muita animação com grupos corais, bandas filarmónicas e ranchos folclóricos. A noite está reservada para um concerto de Celina da Piedade!
A FACECO termina no domingo, 23, com grande destaque para o programa televisivo “Somos Portugal”, da TVI, que será transmitido em directo da feira. A par disso, decorrem um concurso de Raça Holstein Frisía e uma prova de mel infantil. E a noite de fecho da feira reserva o palco para um concerto de Rita Redshoes.
Mira e empreendedorismo
Ponto alto no calendário festivo do concelho, a Câmara de Odemira irá aproveitar a FACECO para apresentar, no sábado, 22, às 15h00, o novo Plano Estratégico e Operacional de Valorização do Rio Mira.
Segundo o presidente da autarquia, trata-se de um programa que visa ter “uma visão estratégica para a utilização desse recurso, que é absolutamente central na vida do concelho”. “Queremos valorizar todas as vertentes que um plano de água como o Mira nos oferece”, sublinha José Alberto Guerreiro.
Também o empreendedorismo vai estar em destaque na FACECO 2017, uma vez que o evento acolhe, no domingo, 23, pelas três da tarde, a cerimónia de entrega do “Prémio Espírito Empreendedor”, que pretende estimular e reconhecer iniciativas empreendedoras e criativas no âmbito do desenvolvimento económico do concelho.
A dinamização deste prémio faz parte do programa “Odemira Empreende”, lançado pelo actual executivo da Câmara Municipal e do qual o presidente da autarquia faz um balanço bastante positivo. “Tivemos o arrojo de propôr um programa de estímulo à economia que proporcionasse pequenos investimentos e o germinar de boas ideias no terreno. Neste objectivo central, este programa – aprovado unanimemente – foi amplamente consolidado e com resultados muito importantes através da criação directa de mais 80 postos de trabalho”, nota com satisfação José Alberto Guerreiro.