O concelho de Aljustrel surge entre as propostas no novo “Guia de Serviços Educativos do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal”, editado pela Direção Geral de Energia e Geologia, pela Empresa de Desenvolvimento Mineiro e por mais 41 entidades.
A edição de 2021-2022 do guia foi apresentado nesta segunda-feira, 6, e visa “dar resposta às necessidades das escolas”, nomeadamente no que diz respeito “à organização de visitas ao terreno” e a “outras experiências formativas”.
A obra pretende igualmente “contribuir para o desenvolvimento local”, através de “iniciativas de salvaguarda e rentabilização do património geológico e mineiro, assim como a promoção do conhecimento científico nas áreas em que essas entidades intervêm”.
Segundo a Câmara de Aljustrel, o concelho surge no guia com quatro propostas diferentes, nomeadamente “Workshop de Ânforas e Lucernas”, “Turista por Um Dia – Percurso Mineiro”, “Viagem às Nossas Origens” e “Aljustrel tem uma Mina”.
Ligadas ao concelho surge no guia mais quatro propostas não presenciais, através do visionamento de filmes, documentários e vídeos: “Município de Aljustrel – 5.000 anos de História”, “Minas”, “O Grupo Coral do Sindicato Mineiro de Aljustrel” e “Teatro de Fantoches – Um dia Verdadeiramente Extraordinário na Vida de Manuel Mineiro”.