Compromisso para mitigar alterações climáticas assinado em Beja

Diversas entidades da região do Alentejo assinam nesta quinta-feira, 2 de junho, a “Declaração de Compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas nos Serviços de Águas”, promovida pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA).

A iniciativa, que conta com a Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja como interlocutora regional, está agendada para as 10h30 e vai decorrer no Centro Unesco, na capital de distrito.

Segundo a EMAS de Beja, o documento a assinar “visa o compromisso de todos os envolvidos na implementação de medidas de adaptação e mitigação”, nomeadamente “as relacionadas com a economia circular, melhoria da eficiência hídrica e energética, bem como as que visam reduzir a vulnerabilidade atual e futura aos efeitos das alterações climáticas”.

Na sexta-feira, 3, a Comissão Especializada de Sistemas de Distribuição de Água da APDA, que integra um quadro técnico da EMAS, promove, nas instalações do NERBE, em Beja, o encontro “Perdas de Água – A insustentável realidade”.

Em comunicado enviado ao “CA”, a EMAS de Beja explica que o evento pretende “alavancar o debate” e “a reflexão sobre as diversas áreas relacionadas com a redução das perdas de água”, questão “cada vez mais emergente perante os fenómenos de seca, cuja frequência e intensidade tendem a aumentar em todo o mundo”.

Nesse sentido, o encontro contará com “um leque conceituado de profissionais”, que darão a conhecer “as medidas certas e necessárias para a melhoria dos processos de gestão das perdas de água e a apresentação de oportunidades de apoio financeiro para investimento nesta área”.

Este é “um evento que conta naturalmente com o impulso e apoio da EMAS de Beja, que se destaca pela pertinência do tema face aos desafios do presente”, conclui a empresa.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima