Columbófilo de Entradas participa em exposição internacional

Paulo Bárbara (dez 2023)

Uma pomba de Paulo Bárbara, columbófilo de Entradas, no concelho de Castro Verde, vai marcar presença no World Best Pigeon 2023, competição internacional organizada pela Federação Columbófila Internacional que premeia os melhores pombos mundiais, com base na performance das provas deste ano.

A ave do columbófilo entradense, que concorre nas competições nacionais pela Sociedade Asas Verdes, de Castro Verde, integra a representação portuguesa na classe Absoluta, com um coeficiente de 29,189 pontos.

“Nem sequer sabia que a pomba lá ia, pois não foi às provas todas. Mas acabou por ser apurada, o que a nível nacional é excelente”, conta ao “CA” Paulo Bárbara, de 57 anos, acrescentando que é a primeira vez que tem um atleta presente num evento internacional.

“Acaba por ser um prémio pelo trabalho que fazemos e pelo tempo que perdemos com a modalidade. Sem dúvida que acaba por ser uma recompensa, pois quando entramos numa competição é para ganhar. E quando conseguimos isso é excelente”, acrescenta.

“Acaba por ser um prémio pelo trabalho que fazemos e pelo tempo que perdemos com a modalidade”, diz o columbófilo Paulo Bárbara

A presença de uma pomba no World Best Pigeon 2023 acaba por ser o corolário de uma época desportiva para Paulo Bárbara, que este ano garantiu o título distrital nas categorias de Geral, de Velocidade e de Fundo.

“Foi um ano excelente para mim”, reconhece o columbófilo de Entradas, assumindo que o “segredo” para o sucesso é a dedicação. “Para ganhar tem de se treinar bem e saber o que estamos a fazer. O treino e a alimentação contam muito”, afiança.

Columbófilo desde que regressou da Suíça para Portugal, em 2005, Paulo Bárbara assume que tem vindo sempre a evoluir na modalidade.

“Vamos adquirindo experiência e aprendendo com os erros, pois temos de saber manter os atletas motivados. E isso faz-se com o tempo que perdemos e com a experiência que vamos adquirindo. Cada animal sente de sua maneira”, explica.

Atualmente, Paulo Bárbara com uma colónia com cerca de 210 pombos, a que se juntam os reprodutores, e depois dos títulos alcançados este ano já pensa em novas conquistas em 2024.

“Este ano o meu ‘plantel’ vai ser dos mais fortes. Dos últimos quatro ou cinco anos, estou a pensar que será mesmo dos mais fortes. Vou dar muita luta e quero continuar a ganhar”, promete.

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima