Cogumelo e medronho para provar em São Barnabé

Câmara de Almodôvar - Feira do Cogumelo e Medronho
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O cogumelo e o medronho, produtos típico da serra do Caldeirão, voltam a estar em destaque neste fim de semana, dias 26 e 27, na aldeia de São Barnabé, no concelho de Almodôvar, que recebe a 14ª edição da Feira do Cogumelo e do Medronho, iniciativa da Câmara de Almodôvar para valorizar estes dois produtos endógenos e tradicionais da região.

O certame já tem “lotação esgotada”no que toca a expositores dos mais variados produtos agroalimentares e artesanais, sendo esperados dois dias de “casa cheia”, reconhece ao “CA” Ana Carmo, vice-presidente da Câmara de Almodôvar.

“As expectativas são altas. Esperamos que a feira traga muitas mais pessoas, até pelo ‘saudosismo’ de dois anos sem feira”, devido à pandemia de Covid-19, acrescenta a responsável pelo pelouro do Património e Cultura na autarquia almodovarense.

Além da promoção do cogumelo, do medronho (e respetiva aguardente), da biodiversidade e das tradições da zona serrana do concelho, a feira irá ter como tema central o “Turismo na Serra”, por forma a “chamar a atenção para as valências deste território na captação de turistas de todos os géneros e idades”.

Para Ana Carmo,  este território é “o lugar ideal para uma estadia em família ou entre amigos”, por via “dos vários percursos cicláveis que a atravessam, seja pela observação da sua riquíssima fauna e flora, que compõe lindas e relaxantes paisagens a perder de vista”.

“Queremos dar a conhecer outros atrativos da serra, que não estão tão explorados e que queremos que sejam mais um fator de atrativo [para o concelho], no sentido de existirem percursos de cycling e até de caminhadas, em que as pessoas podem usufruir em família e ficar até um fim de semana”, acrescenta.

“As expectativas são altas. Esperamos que a feira traga muitas mais pessoas, até pelo ‘saudosismo’ de dois anos sem feira”, diz a vice-presidente da Câmara de Almodôvar, Ana Carmo.

A 14ª edição da Feira do Cogumelo e do Medronho em São Barnabé arranca na manhã de 26 de novembro (sábado), sendo inaugurada pelas 10h00.

No primeiro dia de feira, o programa inclui um passeio de cycling entre Almodôvar e São Barnabé (9h00) e as atuações dos grupos “Vozes de Almodôvar” (10h30), “Flores do Campo (12h00), “Beira Serra” (16h00), Rancho Folclórico da Casa do Povo da Conceição de Faro (19h30), seguindo-se baile com Rui Soares & Lau (21h30) e a atuação de Sérgio Rossi (22h30).

Para domingo, 27, está agendada uma caminhada a partir das 10h00 e o seminário “Turismo na Serra”, pelas 11h30, com as participações de Vítor Fernandez Silva (Turismo do Alentejo e Ribatejo), João Portugal (Turismo de Portugal), Delmino Pereira (Federação Portuguesa de Ciclismo) e David Rosa (atleta olímpico de BTT).

O programa conta ainda com muita animação musical, a cargo dos grupos “Vozes da Aldeia” (11h30) e “Estevas em Flor” (13h00), seguindo-se um encontro de poesia popular, acordeões e concertinas (17h00), a atuação de Ana Duarte (18h30) e baile com João Paulo Cavaco (19h30.) Pelo meio, às 14h00, serão apresentados os livros Voltada para o Mar, Companheiros da Alegria e Tão Perto, de Maria Amália R. C..

A 14ª Feira do Cogumelo e do Medronho de São Barnabé conta ainda, ao longo dos dois dias, com um espaço infantil, uma exposição de aves de presa, degustações de produtos regionais e showcookings, e workshops de falcoaria/cetraria.

Opinião

Napoleão Mira

20 de Janeiro, 2023

O Codex 632

Carlos Pinto

20 de Janeiro, 2023

Habitação, um problema sério

Carlos Pinto

6 de Janeiro, 2023

Saúde débil

Vitor Encarnação

6 de Janeiro, 2023

Ano Novo

Carlos Pinto

16 de Dezembro, 2022

Marcelo, o “omnipresente”

Napoleão Mira

16 de Dezembro, 2022

Leve-Leve

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima