Câmara de Ourique "trava" encerramento da Escola Básica de Panóias

Câmara de Ourique "trava" encerramento da Escola Básica de Panóias

A escola do primeiro ciclo do ensino básico de Panóias, no concelho de Ourique, com 20 alunos e que o Ministério da Educação previa encerrar, vai continuar aberta no próximo ano lectivo, anunciou no final da passada semana a autarquia.
O presidente da Câmara de Ourique, Pedro do Carmo, explicou à Agência Lusa que a autarquia chegou a acordo com o Ministério em virtude de o novo Centro Escolar em construção na sede de concelho não estar pronto.
“O centro escolar, num investimento de um milhão de euros e com capacidade para cerca de 200 alunos, ainda está em construção. As obras ficam prontas em 2013 e, por isso, a escola de Panóias não fecha neste ano lectivo”, frisou.
Segundo o autarca, a escola do primeiro ciclo do ensino básico de Panóias, a cerca de 15 quilómetros da sede de concelho, é frequentada por “20 alunos, do pré-escolar ao quarto ano”.
Estas crianças, em caso de fecho, “teriam de ser transferidas para um estabelecimento com melhores condições”, afiançou o presidente da Câmara.
“Para a escola encerrar, teríamos que levar os alunos para um estabelecimento melhor, o que, neste momento, com as obras ainda em curso no centro escolar, não se verifica. Como tal, a escola não fecha”, congratulou-se.
Considerando tratar-se de uma “boa notícia”, Pedro do Carmo admitiu que o Ministério da Educação “foi sensível” aos argumentos do Município.
“O Ministério percebeu, efectivamente, que não é possível deslocar os alunos para escolas que não tenham condições para absorver essas crianças. Compreendemos que é necessário encerrar as escolas, mas também temos que ter condições para os alunos”, argumentou.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima