A escola do primeiro ciclo do ensino básico de Panóias, no concelho de Ourique, com 20 alunos e que o Ministério da Educação previa encerrar, vai continuar aberta no próximo ano lectivo, anunciou no final da passada semana a autarquia.
O presidente da Câmara de Ourique, Pedro do Carmo, explicou à Agência Lusa que a autarquia chegou a acordo com o Ministério em virtude de o novo Centro Escolar em construção na sede de concelho não estar pronto.
“O centro escolar, num investimento de um milhão de euros e com capacidade para cerca de 200 alunos, ainda está em construção. As obras ficam prontas em 2013 e, por isso, a escola de Panóias não fecha neste ano lectivo”, frisou.
Segundo o autarca, a escola do primeiro ciclo do ensino básico de Panóias, a cerca de 15 quilómetros da sede de concelho, é frequentada por “20 alunos, do pré-escolar ao quarto ano”.
Estas crianças, em caso de fecho, “teriam de ser transferidas para um estabelecimento com melhores condições”, afiançou o presidente da Câmara.
“Para a escola encerrar, teríamos que levar os alunos para um estabelecimento melhor, o que, neste momento, com as obras ainda em curso no centro escolar, não se verifica. Como tal, a escola não fecha”, congratulou-se.
Considerando tratar-se de uma “boa notícia”, Pedro do Carmo admitiu que o Ministério da Educação “foi sensível” aos argumentos do Município.
“O Ministério percebeu, efectivamente, que não é possível deslocar os alunos para escolas que não tenham condições para absorver essas crianças. Compreendemos que é necessário encerrar as escolas, mas também temos que ter condições para os alunos”, argumentou.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde