Câmara de Ourique contra extinção de duas freguesias no concelho

Câmara de Ourique contra extinção de duas freguesias no concelho

O executivo da Câmara de Ourique, liderado pelo socialista Pedro do Carmo, não concorda com a possível extinção das freguesias de Conceição e Santa Luzia, que consta na proposta apresentada na passada semana pela Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território (UTRAT) aos deputados.
O documento enviado pela UTRAT para a Assembleia da República propõe a extinção das freguesias de Conceição e de Santa Luzia e a sua agregação às freguesias de Panóias e de Garvão, respectivamente, pretensão com a qual a autarquia ouriquense está em “absoluta discordância”.
“É admissível que se procedam a reorganização nos meios urbanos, mas não o é no caso das freguesias rurais, promovendo mais abandono, reforçando o centralismo e acentuando o isolamento de populações maioritariamente idosa e desprotegida”, vinca ao “CA” fonte oficial do executivo da Câmara de Ourique.
De acordo com a mesma fonte, todo o processo de reorganização do território “fere o princípio da autonomia dos órgãos e desrespeita as funções das juntas de freguesias no apoio constante e, muitas vezes, único às populações isoladas, com base em critério de economia que não correspondem à verdade”.
Nesse sentido, o executivo ouriquense garante que “nos casos de Conceição e de Santa Luzia não abdicará de assumir o funcionamento de pontos de acesso e de apoio às populações destas localidades, nos termos actuais das respectivas juntas, combatendo assim a política de abandono que o Governo está a promover”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima