Promover o gosto pela prática da actividade física, melhorar a autonomia funcional e social ou estimular o relacionamento social e afectivo são três dos objectivos do programa "Viver Activo", projecto da Câmara de Odemira que visa a promoção da prática desportiva na terceira idade.
As inscrições para a nova época desportiva estão abertas, depois de no último ano terem sido cerca de 220 os idosos do concelho que aderiram à iniciativa.
"A população idosa assiste a uma passagem da vida activa para uma vida passiva, marcada muitas vezes pela solidão e abatimento físico e psicológico. Compete à sociedade ajudar os seus idosos a manterem-se activos e úteis, com melhor qualidade de vida", explica fonte municipal, justificando desta forma a criação do programa em 2005.
Entre várias actividades desenvolvidas no âmbito do programa, são realizados exercícios gímnicos adaptados, passeios a pé, jogos tradicionais, entre outras acções pontuais.
Promover o gosto pela prática da actividade física, melhorar a autonomia funcional e social, estimular o relacionamento social e afectivo, sensibilizar para a adopção de hábitos de vida saudáveis e ocupar os tempos livres de uma forma salutar são os objectivos do "Viver Activo".
