Câmara de Castro Verde apresenta dois projectos para promover a saúde

Câmara de Castro Verde apresenta dois projectos para promover a saúde

“No Ritmo Certo” e “Desporto Sénior” são dois projectos no domínio da promoção da saúde que estão a ser dinamizados em Castro Verde. O objectivo, num e noutro caso, é diminuir factores de risco para os habitantes do concelho.
O projecto “No Ritmo Certo” destina-se a pessoas com mais de 40 anos e que tenham uma doença cardiovascular ou sejam portadores de qualquer factor de risco, como diabetes, hipertensão, dislipidémia e obesidade.
Apara a sua implementação, a Câmara e o Centro de Saúde de Castro Verde vão estabelecer um protocolo de colaboração que apostará na dinamização da actividade física para “alterar” os factores de risco da doença arterial cardíaca.
Através do projecto, as duas entidades pretendem “essencialmente” alterar os factores de risco da doença arterial cardíaca e ajudar os destinatários a implementar um programa de actividade física “seguro e efectivo” e relacionado com o seu estilo de vida, proporcionando-lhe informação necessária para “maximizar a prevenção secundária”, explica o município.

IDOSOS MAIS FELIZES
A Câmara de Castro Verde lançou uma nova iniciativa no âmbito do projecto “Desporto Sénior” para sensibilizar os idosos com estados nutricionais fora dos parâmetros normais para hábitos e estilos de vida equilibrados.
Com a iniciativa “Menos Peso, Mais Saúde”, destinada a alunos do projecto “Desporto Sénior”, a autarquia pretende levar os idosos a perder peso, a melhorar o seu estado de saúde geral e a prevenir o aparecimento de distúrbios metabólicos associados ao excesso de peso e à obesidade, como a diabetes tipo II, hipertensão, colesterol elevado e doenças cardiovasculares.
No âmbito da iniciativa, todos os meses vai ser feita uma avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC) dos participantes, que será acompanhada de uma intervenção da dietista da autarquia com vista à sua avaliação nutricional do grupo e posterior aconselhamento de um plano alimentar geral adaptado.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima