Câmara de Beja e LNEG dinamizam projecto "Pegada Geológica" no Jardim Público

Câmara de Beja e LNEG dinamizam projecto "Pegada Geológica" no Jardim Público

A Câmara de Beja e o LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia candidataram para o renovado Jardim Público da cidade o projecto "Pegada Geológica", que se encontra em fase de aprovação.
Através deste projecto pretende-se "contribuir para a divulgação das geociências junto do público estudantil" dos primeiro, segundo e terceiro ciclos, assim como junto dos estudantes do ensino superior, "detalhando e discutindo temas mais específicos, tais como as evoluções paleogeográficas e paleobiológicas, patentes no registo geológico do Sul de Portugal", revela ao "CA" fonte municipal.
Acrescenta a mesma fonte que tanto a autarquia como o LNEG pretendem, com este projecto, "uma maior dinamização cultural, assente na divulgação científica, contribuir para a valorização patrimonial do Jardim Público como espaço nobre da cidade e a maior visibilidade de Beja em termos de promoção turística tendo em conta o carácter inovador do projecto na região".
Nesse âmbito, "o projecto insere-se na área do património geológico podendo integrar-se nas rotas turísticas associadas à cidade de Beja e ao Alentejo, dinamizando a sua oferta cultural", conclui.
A "Pegada Geológica" compreende um percurso entre as duas entradas do Jardim Público, focalizado para o período entre o Neoproterozóico e a actualidade, cerca de 1.000 milhões de anos.
No terreno, o projecto será "materializado" por três painéis e cerca de 12 placas dispostas em idade crescente, sendo que na área central do percurso, localizada na zona do coreto, vai ser colocado um módulo referente ao “salto no tempo”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima