Câmara de Beja convida população a assistir à descolagem do primeiro voo no aeroporto

Câmara de Beja convida população a assistir à descolagem do primeiro voo no aeroporto

A Câmara de Beja está a convidar a população a assistir à descolagem do avião que efectua quarta-feira o primeiro voo a partir do aeroporto local e vai disponibilizar um autocarro para transportar os interessados.
Segundo o município, devido à lotação do autocarro, limitada a 150 pessoas, os interessados deverão inscrever-se previamente até às 12:30 de terça-feira e através do endereço de correio electrónico gad@cm-beja.pt.
Após a inscrição, o município emitirá os comprovativos de embarque e os interessados deverão comparecer na quarta-feira junto do autocarro, que irá estar estacionado perto do parque de estacionamento subterrâneo da Avenida Miguel Fernandes, a partir das 15:30.
O primeiro voo a partir do aeroporto de Beja, com partida agendada para as 18:20, tem carácter excepcional, dispõe de uma autorização especial do Instituto Nacional de Aviação Civil e vai realizar-se sem a infra-estrutura aeronáutica estar certificada e ter sido inaugurada.
O voo entre Beja e o município cabo-verdiano de São Filipe, na ilha do Fogo, com escala na capital de Cabo Verde, a cidade da Praia, vai realizar-se num Boeing 757-200ER, da companhia aérea TACV – Cabo Verde Airlines, entre os aeroportos de Beja e o da Praia (Ilha de Santiago), onde os passageiros irão mudar para um avião de transporte regional, no qual seguirão até ao Aeródromo de São Filipe, o mesmo acontecendo no regresso.
O voo, uma iniciativa da Câmara de Ferreira do Alentejo em parceria com outras entidades, será o ponto de partida para uma viagem com regresso a 21 de abril e que irá assinalar a geminação entre o município alentejano e o de São Filipe.
A viagem inclui uma componente empresarial e institucional, que inclui 42 pessoas, entre representantes de entidades públicas e empresários, e outra comercial, que inclui os restantes lugares disponíveis e está a ser comercializada por quatro operadores turísticos.
A operação do voo e da viagem é patrocinada e financiada por mais de 60 entidades, sobretudo empresas, portuguesas e cabo-verdianas, e “não terá quaisquer custos para a Câmara de Ferreira do Alentejo”, garante o município.
A certificação do aeroporto de Beja só deverá ficar concluída no segundo semestre deste ano, apesar de haver voos programados para este mês e Maio, segundo o responsável pela infra-estrutura aeronáutica, Pedro Beja Neves, da ANA, sem apontar qualquer data para o aeroporto começar a funcionar.
Segundo Pedro Beja Neves, “as perspectivas de voos” para este ano são o primeiro voo internacional, na quarta-feira, e os 22 voos “charter” que o operador turístico britânico Sunvil irá realizar entre o principal aeroporto de Londres e o de Beja entre Maio e Outubro.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima