Câmara de Beja apresenta projecto de borboletário para o jardim público

Câmara de Beja apresenta projecto de borboletário para o jardim público

Um borboletário, composto por plantas mediterrânicas e para criação e exibição de várias espécies de borboletas, vai "nascer" no jardim público de Beja, num projecto do Município para tornar aquele espaço verde "mais atractivo".
Através do borboletário, pretende-se criar "mais uma atracção para valorizar, dinamizar e tornar mais atractivo" o Jardim Gago Coutinho e Sacadura Cabral, "um dos ex-líbris" e "uma das zonas verdes mais importantes" de Beja, explica o presidente da autarquia, Jorge Pulido Valente.
A criação do borboletário está inserida na segunda fase de requalificação do jardim, que incide sobre a zona poente e prevê também a construção de um jardim mediterrânico, de hortas pedagógicas e de um estábulo e um picadeiro para os dois póneis do jardim.
Segundo a memória descritiva do projecto, a que a Agência Lusa teve acesso, a infra-estrutura será composta por um espaço de acolhimento e recepção do visitante, o borboletário em si e um viveiro de plantas.
No espaço de acolhimento e recepção, serão recebidos os visitantes e explicada a rota da visita pelo borboletário, "alertando para os vários ciclos da vida das plantas e das borboletas nas suas diferentes metamorfoses".
O borboletário será um jardim de plantas mediterrânicas habitado por várias espécies de borboletas autóctones e com caminhos para os visitantes percorrerem o espaço e poderem observar as várias fases do ciclo de vida dos insectos: ovo, lagarta, crisálida e adulto.
O viveiro, que resultará do aproveitamento de uma estufa existente, servirá para produzir as plantas necessárias para alimentar e abrigar as borboletas nos vários ciclos de vida.
Segundo o Município, a verba necessária para a criação do borboletário ainda não está estimada, porque o projecto não está fechado e vai ser apresentado ao público esta quinta-feira, 8, às 18h30, na Casa do Lago, para recolha de contributos da população.

<b>MAIS INFORMAÇÃO NO "CORREIO ALENTEJO" DE 9 DE MARÇO, AMANHÃ NAS BANCAS</b>

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima