CM Ourique quer mais médicos no concelho

CM Ourique quer mais médicos no concelho

A Câmara de Ourique já exigiu, junto da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo e da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), o reforço do quadro de médicos do Centro de Saúde local. Em declarações ao “CA”, o autarca Marcelo Guerreiro observa que o Centro de Saúde de Ourique tem 5497 utentes inscritos, servidos na sede e em quatro extensões de saúde, sendo que dos quatro médicos que compõem o seu quadro pessoal apenas dois estão disponíveis desde o início deste mês de Julho. E destes dois, continua, um vai estar “de férias até 15 de Julho”.
Além do mais, acrescenta o presidente da autarquia, “no dia 27 de Junho, ao fim do dia, foi-nos comunicado a aposentação da médica que exercia funções de direcção do Centro de Saúde, tendo o Município de Ourique de imediato manifestado preocupação pela situação junto do Ministério da Saúde e exigido uma solução”.
Segundo Marcelo Guerreiro, a exigência da Câmara de Ourique teve como resposta por parte da ULSBA e da ARS do Alentejo que em “todos os procedimentos concursais têm sido abertas vagas para o Centro de Saúde de Ourique, que têm ficado desertas”, e que “no concurso que ainda decorre para a colocação de recém-especialistas com possibilidade de recurso a incentivos foi aberta uma vaga, que também não foi preenchida”.
A autarquia foi igualmente informada que “os responsáveis distritais, regionais e nacional do Serviço Nacional de Saúde estão a desenvolver esforço para suprir a vaga gerada pela aposentação através da contratação directa de um profissional, da deslocação de um profissional a tempo parcial ou da mobilidade interna de um profissional presente nas imediações de Ourique”.
Perante esta quadro, Marcelo Guerreiro deixa a garantia que o Município de Ourique “continuará a defender a necessidade de se encontrar uma solução imediata para a emergência gerada pela súbita aposentação e para as questões estruturais”, agradecendo “a todos os profissionais do sector da Saúde pelo esforço que têm desenvolvido para responder às necessidades dos ouriquenses”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima