CM Ourique e Cercicoa criam lar-residencial

CM Ourique e Cercicoa

Já decorrem as obras de adaptação de um edifício na Praça Dom Dinis, em Ourique, onde irá funcionar o futuro lar-residencial para pessoas com deficiência ou incapacidade, fruto de uma parceria entre a autarquia local e a Cercicoa.
Em declarações ao “CA”, o presidente da Câmara de Ourique revela tratar-se de um investimento de pouco mais de 182 mil euros, que arrancou em meados de Novembro e que é co-financiando a 85% por fundos comunitários, através do Alentejo 2020.
Seundo Marcelo Guerreiro, o Município de Ourique “assumiu a responsabilidade técnica e logística de suporte à operação, o suporte financeira das contrapartidas nacionais do financiamento comunitário e a promoção da operação junto do Alentejo 2020”, enquanto a Cercioa desenvolveu “o projecto” e “a sua validação junto da Segurança Social”. “E após a conclusão, assegurará a gestão do equipamento nas suas diversas valências, enquadrado por acordo de cooperação com a tutela”, acrescenta.
Marcelo Guerreiro nota que esta obra resulta do “esforço municipal de convergência de vontades” que “procura responder às diversas necessidades sociais existentes, em função do perfil da população, num território extenso”, sendo que “a insuficiência de respostas sociais de apoio às pessoas com deficiência e incapacidade no concelho de Ourique, na região e no país, determinou a celebração” da parceria com a Cercicoa.
O autarca sublinha ainda que o novo equipamento social vai materializar “uma resposta social destinada a pessoas com deficiência e incapacidade, de ambos os sexos, de idade igual ou superior a 16 anos, que frequentem estabelecimentos de ensino, de formação profissional ou se encontrem enquadrados em programas ou projectos, em localidades fora da sua área de residência; que os familiares não os possam acolher; que se encontrem em situação de isolamento e sem rectaguarda familiar; ou que as suas famílias necessitem de apoio, designadamente em caso de doença ou necessidade de descanso”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima