A Câmara de Ourique vaia avançar com a construção da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da aldeia de Conceição, investimento avaliado em mais de 156 mil euros.
De acordo com o presidente da autarquia, a obra tem financiamento comunitário, através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), e visa melhorar “o sistema de tratamento de águas residuais na aldeia da Conceição e reduzir os níveis de poluição na massa de água que serve de ponto de descarga”.
A nova infra-estrutura, que contará com um sistema de tratamento biológico/secundário pelo processo de lamas activadas, “irá responder às necessidades da população da Conceição e possibilitar a oferta de um serviço público mais eficaz e que contribui para reduzir os níveis de poluição na massa de água abrangida pela ETAR”, acrescenta Marcelo Guerreiro.
O autarca ouriquense sublinha que a tal obra só é possível “graças à recuperação financeira concretizada” pelo Município “ao longo da última década, através da redução da dívida municipal de cerca de 22 milhões de euros para cinco milhões de euros”.
