O mercado mensal de Sabóia, no concelho de Odemira, recebe neste sábado, 9, mais uma das acções de sensibilização e esclarecimento que a Câmara de Odemira está a promover sobre limpezas de terrenos e realizações de queimadas para prevenção de incêndios.
Recorde-se que o prazo legal para os trabalhos de gestão de combustível decorre até ao dia 15 de Março e, nesse sentido, a autarquia odemirense tem programadas diversas acções de sensibilização. Antes de Sabóia tiveram lugar iniciativas em São Teotónio e Luzianes-Gare. Seguem-se São Martinho das Amoreiras (quinta-feira, 14), Vila Nova de Milfontes (dia 16), Boavista dos Pinheiros (dia 17), Santa Clara-a-Velha (dia 23) e São Luís (dia 24).
Fonte municipal lembra que compete aos proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que a qualquer título detenham terrenos “proceder à limpeza de forma a reduzir o combustível (material vegetal e lenhoso)”, com o objectivo de, em caso de incêndio, “dificultar a propagação do fogo na horizontal e na vertical, junto de terrenos vizinhos ou habitações”.
As coimas aplicadas pela ausência de gestão de combustível podem ir dos 280 aos 10.000 euros no caso de pessoa singular e dos 1.600 aos 120.000 mil euros no caso de pessoas colectivas.
