O encerramento da Escola Básica de Rio de Moinhos é contestado pela Câmara de Aljustrel, que vai pedir esclarecimentos à Direcção de Serviços da Região Alentejo da DGEsT.
Em comunicado, a autarquia liderada pelo socialista Nelson Brito demarca-se da medida e informa “que não irá garantir o transporte destes alunos”, pretende igualmente “saber qual o critério de ocupação de salas a aplicar ao Centro Escolar Vipasca de Aljustrel a partir do próximo ano lectivo” 2014-2015.
Em causa está, continua o Município, o facto de o estabelecimento ter as salas existentes “totalmente ocupadas por turmas de primeiro ciclo, incluindo turmas que integram alunos com necessidades educativas especiais”.
Exigindo um “regime de excepção” para o encerramento de escolas no concelho, a Câmara de Aljustrel espera ainda que a delegação do Alentejo da DGEsT explique “a estratégia que pretende aplicar de forma a garantir o transporte dos alunos das localidades onde eventualmente deixe de existir oferta de primeiro ciclo”.
