CM Aljustrel com orçamento de 17 milhões em 2020

CM Aljustrel com orçamento

A Câmara de Aljustrel vai contar com um orçamento de quase 17 milhões de euros em 2020, cerca de mais 200 mil euros que no presente ano. As Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento da autarquia já foram aprovadas, por maioria, Câmara Municipal de Aljustrel para 2020 foram aprovadas por maioria, em reunião de Câmara, com os votos a favor dos eleitos do PS e a abstenção dos vereadores da CDU.
De acordo com o presidente da autarquia, o orçamento agora aprovado “é assumidamente de continuidade em relação ao exercício anterior” e “reflecte as orientações estratégicas que o Município de Aljustrel pretende implementar nos próximos anos”.
Além do mais, acrescenta Nelson Brito, as GOP correspondem “à estratégia de desenvolvimento do concelho” e devem “fazer-se a vários níveis, associando orientações estratégicas de nível concelhio, intermunicipal, regional e nacional, procurando, em simultâneo, estabelecer objectivos que se integrem nas oportunidades de financiamento no âmbito da elegibilidade dos fundos europeus estruturais e de investimento e programas nacionais de financiamento”.
Nelson Brito acrescenta que o orçamento para 2020 ambiciona “promover a coesão social e intra-territorial, num clima de cooperação inter-geracional e social”, assim como ter “um concelho mais aberto a relações profícuas com os territórios e gentes em que se envolve, com o país e a comunidade internacional, particularmente através da diáspora aljustrelense espalhada pelo Mundo, promovendo a interculturalidade”.
“Em termos sócio-económicos, é desejável um tecido empresarial diversificado, sectorialmente e na escala, que saiba praticar a responsabilidade social e ética perante o território e comunidades em que se integra, gerador de trabalho e emprego dignos para a grande maioria da população activa”, acrescenta o edil.
Em matéria de projectos, para 2020 a Câmara de Aljustrel prevê a requalificação urbana do bairro mineiro de Vale d’Oca, a criação do Centro de Recepção e Acolhimento do Parque Mineiro de Aljustrel, a instalação do Arquivo e Centro Mineiro e do Centro de Documentação Local de Aljustrel, a requalificação urbana do troço central da avenida da Liberdade e a construção de conduta adutora ao Carregueiro e respectivo reservatório.
A qualificação da Área de Acolhimento Empresarial de São João de Negrilhos, o Centro de Negócios de Aljustrel, a Área de Acolhimento Empresarial de Ervidel, a expansão da Área de Acolhimento Empresarial de Aljustrel e a ampliação do Centro Escolar Vipasca são outros projectos previstos no orçamento da Câmara de Aljustrel para o próximo ano.
A par destes, a autarquia pretende ainda desenvolver uma candidatura a fundos comunitários, em parceria com a Unidade Local Saúde do Baixo Alentejo, visando a construção da Extensão de Saúde de Rio de Moinhos, assim como realizar a beneficiação e modernização de infra-estruturas no complexo desportivo de Aljustrel, através do Programa BEM-Beneficiação de Equipamentos Municipais.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima