CM Alcácer do Sal mantém horário de 35 horas semanais

CM Alcácer do Sal mantém

A Câmara de Alcácer do Sal, de maioria CDU, chegou a acordo com o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) para que os funcionários da autarquia mantenham o horário de 35 horas semanais.
O acordo colectivo assinado entre as duas entidades “visa fixar o período normal de trabalho dos trabalhadores do município nas 35 horas semanais”, indica a Câmara do Litoral Alentejano, liderada por Vítor Proença.
A maioria PSD/CDS-PP aprovou no parlamento, com os votos contra de toda a oposição, o diploma que estabeleceu, entre outras normas, o período normal de trabalho dos trabalhadores em funções públicas em oito horas por dia e 40 horas por semana.
O Presidente da República promulgou a lei a 22 de Agosto, mas deputados dos partidos da oposição pediram a declaração da sua inconstitucionalidade.
No final de Novembro, o Tribunal Constitucional (TC) decidiu não declarar a inconstitucionalidade das normas do aumento do horário de trabalho na Função Pública das 35 para as 40 horas semanais.
No entanto, o acórdão do TC deixa em aberto a possibilidade de as câmaras decidirem, cada uma por si, manter os horários de 35 horas através de negociação de acordos colectivos de trabalho com os sindicatos.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima