Cineteatros de Beja e Ourique integram rede nacional

O Teatro Municipal Pax Júlia, em Beja, e o cineteatro Sousa Telles, em Ourique, são dois dos seis equipamentos culturais do Alentejo que integram a lista das primeiras entidades da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), revela a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA).

Em comunicado enviado ao “CA”, a DRCA explica que as autarquias locais, que gerem estes dois espaços culturais, “têm agora a possibilidade de se candidatar ao concurso de apoio à programação da rede, que abre no início do próximo mês de Outubro”.

A mesma fonte acrescenta que a RTCP é composta por equipamentos culturais “que aderiram de forma voluntária” e “sob o compromisso de cooperarem entre si”, permitindo “incentivar a circulação de obras artísticas em território nacional, o aumento do número de coproduções entre entidades, bem como a valorização e qualificação de recursos humanos especializados”.

A DRCA sublinha que esta rede “representa um importante instrumento no desenvolvimento de políticas culturais”, tendo entre os seus objetivos “atenuar as assimetrias regionais”, “promover a coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal” e “incrementar a circulação nacional de projetos”.

“Em termos estratégicos, a RTCP vai proporcionar maior proximidade e articulação do Estado central com as autarquias locais e as entidades independentes”, conclui a DRCA.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima