Cinema e multimédia animam Castro Verde

Cinema e multimédia

A Escola Secundária de Castro Verde, através da sua biblioteca, promove a partir desta quinta-feira, 2, mais uma edição do 100 Cenas – Festival de Cinema e Multimédia.
Integrada no programa da Quinzena Cultural “Primavera no Campo Branco”, a iniciativa pretende incentivar “a criatividade” de alunos e professores na área da sétima arte, assim como “dar visibilidade ao património de experiências e saberes nas áreas do audiovisual da escola” e “partilhar conhecimentos e experiências” com outras escolas.
Este ano o festival 100 Cenas conta com a colaboração da MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa, que traz até Castro Verde algumas das novidades do cinema de animação realizado em Portugal e no estrangeiro, com destaque para a estreia do filme “O Apóstolo”, do espanhol Fernando Cortizo (sexta-feira, 3, às 21h30 no cine-teatro).
A competição do festival conta em 2013 com cerca de três dezenas de filmes realizados por alunos de escolas espalhadas por todo o país, além dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do ensino pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico de Castro Verde que participaram no concurso “Conta-nos uma história” e fizeram os seus filmes no âmbito do projecto “Igualdade de Género”, que conta com a parceria da Esdime.
O festival 100 Cenas arranca às 9h00 desta quinta-feira, 2, com sessões para escolas no Fórum Municipal de Castro Verde e de tarde no Centro Escolar 2 da vila.
A abertura do festival à comunidade está agendada para as 21h30 no cine-teatro, com a projecção dos filmes em competição e de três curtas-metragens do MONSTRA, assim como a estreia de três curtas-metragens realizadas pelos alunos de Multimédia da Secundária de Castro Verde e uma conversa com o director do MONSTRA, Fernando Galrito.
Sexta-feira, 3, o dia arranca às 9h00 com mais sessões para as escolas no Fórum Municipal e no Centro Escolar 2, enquanto que à noite, a partir das 21h30, tem lugar uma sessão infantil com os filmes do projecto “Conta-nos como foi” e a estreia de “O Apóstolo”.
O festival “100 Cenas” termina no sábado, 4, às 18h00, no cine-teatro, com a cerimónia de entrega dos prémios e o espectáculo “Cinema e Música”, com Patrícia Giliberti, Mauro Dilema e Jorge Caeiro.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima