CIMBAL aprova transferência do Museu Rainha D. Leonor

CIMBAL aprova transferência

A Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) já aprovou, por unanimidade, a minuta do auto de transferência da gestão do Museu Regional Rainha D. Leonor, em Beja, para a Direcção Regional da Cultura do Alentejo (DRCA).
De acordo com a CIMBAL, neste processo “estão assegurados os direitos dos trabalhadores afectos ao Museu, nomeadamente mantendo o direito ao vínculo, à carreira, à categoria e aos níveis remuneratórios, assim como o acesso ao regime de mobilidade e ao regime de valorização profissional dos trabalhadores com vínculo de emprego público”.
Já no que respeita às colecções e obras do acervo do Museu, “manter-se-ão, obrigatoriamente nas suas instalações, com a salvaguarda de cedência temporária, por períodos limitados, nos termos habituais”.
O processo prevê ainda que a CIMBAL acompanhe e monitorize “a gestão museológica partilhada, a estabelecer entre a DRCA e a Câmara Municipal de Beja, mediante protocolo, de forma a garantir a defesa dos interesses da região”.
“Com esta transferência para os serviços do Ministério da Cultura, esperamos ter dado um contributo efectivo para um futuro mais auspicioso para o nosso Museu Regional Rainha D. Leonor, permitindo proporcionar melhores condições para o garante da nossa memória colectiva”, sublinha a CIMBAL em comunicado enviado ao “CA”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima