CIMBAL aprova orçamento de 8,6 milhões para 2024

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) vai contar com um orçamento de 8,6 milhões de euros em 2024, um ano que será marcado pelo arranque do novo período de programação de fundos comunitários.

O documento foi aprovado pela Assembleia Intermunicipal por maioria, com apenas duas abstenções, e segundo a CIMBAL já prevê “o arranque do novo período de programação de fundos comunitários, nomeadamente as candidaturas a efetuar ao Alentejo 2030”.

Nesse âmbito, acrescenta as áreas da promoção do sucesso escolar, da formação profissional para os trabalhadores das autarquias e da modernização administrativa, entre outras, “serão objeto de candidaturas de âmbito supramunicipal, promovidas pela CIMBAL”.

O documento contempla ainda “um conjunto de projetos transnacionais já em decurso”, nomeadamente o “LynxConnect”, “Resist”, “RAIA”, “Agenda 2030” e “Transcom_Euroace”, “beneficiando de financiamento comunitário de diversos programas da União Europeia”.

A CIMBAL refere que no seu orçamento para 2024 surgem ainda os programas de apoio às autoridades de transporte e RecolhaBio, com “um peso significativo na componente orçamental para o ano que inicia”.

Além do orçamento, a Assembleia Intermunicipal da CIMBAL aprovou igualmente a Carta Social Supramunicipal do Baixo Alentejo, que tem como objetivo “contribuir para a identificação do reforço e requalificação dos equipamentos e respostas sociais”.

O documento visa ainda “fomentar a implementação de respostas inovadoras que promovam a inclusão, a autonomia, o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal e familiar, a integração das comunidades desfavorecidas, o envelhecimento ativo e saudável e a coesão social e territorial”.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima