Cidade de Beja vai “recordar” Mariana Alcoforado em 2019

Cidade de Beja vai “recordar”

Neste ano de 2019 assinalam-se os 350 anos da primeira edição das Cartas Portuguesas, de Soror Mariana Alcoforado, data que é assinalada na cidade de Beja através do Festival B.
As iniciativas do evento, organizado pela Câmara Municipal local, começam já nesta sexta-feira, 4 de Janeiro, com a inauguração da exposição permanente “100 Passos” no Museu Regional de Beja, agendada para as 19h00. A mostra estará patente até final do ano e conta com o apoio do Arquivo Distrital de Beja.
Em comunicado, a autarquia lembra que “em sentido figurado Mariana Alcoforado viveu a sua vida no espaço físico de 100 passos”.
“Aquando do seu baptismo na igreja de Santa Maria e logo aos 11 anos quando ingressou no Convento de Nossa Senhora da Conceição, as distâncias muito curtas desde a casa de seus pais limitaram a sua vivência no espaço e na vida. A exposição ‘100 passos’ procura retratar esse espaço, que embora curto, não coibiu o surgimento de uma enorme paixão e de um amor maior”, acrescenta a Câmara de Beja, garantindo que “está ainda a preparar um alargado programa dedicado à figura e ao legado de Mariana Alcoforado em 2019”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima