Cidade de Beja recebe primeira Feira da Água

Cidade de Beja recebe

Uma centena de expositores participam na primeira edição da Feira da Água, que vai decorrer a partir desta sexta-feira, 21, no Parque de feiras e Exposições de Beja.
O certame prolonga-se até domingo, 23, e terá entradas gratuitas, pretendendo criar "dinâmica empresarial" junto dos vários sectores de actividade que "têm a água como pano de fundo", como o abastecimento de água, a agro-indústria, a energia e o turismo, explica a autarquia.
Segundo a Câmara de Beja, o empreendimento de fins múltiplos do Alqueva permitiu, nos últimos anos, "um conjunto de investimentos que tem contribuído para o desenvolvimento do Alentejo e do país" e, "com base nesta nova realidade", a autarquia e a ACOS "juntaram esforços" para promover a Feira da Água.
Por isso, a feira pretende dar a conhecer as novas tecnologias e culturas agrícolas associadas ao regadio e promover as actividades económicas associadas à agricultura e ao turismo "com vista ao desenvolvimento sustentável do concelho", refere a autarquia.
Neste sentido, a "principal componente" da feira será a actividade económica, "expressa na participação de empresas associadas ao regadio, aplicação de novas tecnologias e introdução de novas culturas, contribuindo para a reconversão da componente agrícola" de sequeiro para regadio.
Exposição e venda de equipamentos e serviços associados à água, colóquios, workshops, comércio de produtos agro-alimentares, tasquinhas para degustação de gastronomia regional, música, actividades lúdicas e de sensibilização para a importância da água e equipamentos de diversão para crianças são algumas das ofertas da feira.
Iniciativas para comemorar o Dia Mundial da Floresta, esta sexta-feira, e o Dia Mundial da Água, no sábado, a exposição "H2OJE – Pelo Uso Eficiente da Água" e visitas guiadas a infra-estruturas do empreendimento do Alqueva e ao aeroporto de Beja são outras das ofertas da feira.
O cartaz cultural da feira inclui actuações de vários grupos corais alentejanos e os concertos, à noite, no Pavilhão dos Sabores, dos Bubedanas (sexta-feira) e dos Sonido Andaluz (sábado).

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima