Cidade de Beja em festa no feriado municipal

Cidade de Beja em

Um concerto dos Deolinda no Pax Julia e a entrega de medalhas de mérito municipal são os destaques das comemorações do feriado municipal de Beja, esta quinta-feira, 9.
Para assinalar o Dia da Cidade, os Deolinda [na foto] actuam no Teatro Municipal Pax Julia, onde vão interpretar a partir das 21h30 os temas do seu mais recente álbum de originais, intitulado "Mundo Pequenino".
Outro dos pontos altos das comemorações terá lugar às 10h00, com a homenagem, a título póstumo, ao médico João Covas Lima e à arquitecta Maria João George.
O "ponto de encontro" será no Jardim do Bacalhau, para o descerramento das placas toponímicas, seguindo-se a sessão evocativa no auditório da EDIA a partir das 11h30, onde intervirão o presidente da Câmara de Beja, Jorge Pulido Valente, e o presidente da EDIA, João Basto, além de Francisco George e Alexandra Covas Lima.
Com presença e intervenções previstas na cerimónia estão também o antigo Presidente da República Jorge Sampaio e a ex-ministra da Saúde e actual presidente do PS, Maria de Belém Roseira.
De tarde, às 16h00, tem lugar a cerimónia de entrega das Medalhas de Mérito Municipal nos Paços do Concelho.
Este ano, são distinguidas 12 instituições ou entidades e seis personalidades, duas delas a título póstumo.
O bispo de Beja, D. António Vitalino Dantas, vai ser homenageado com a Medalha de Honra do Município, enquanto Ana Cabecinha recebe a Medalha de Mérito Desportivo e a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo a de Mérito Económico.
Os grupos corais Terras de Catarina e Externato António Sérgio, três agrupamentos de escolas de Beja, a Escola Secundária D. Manuel I, Bruno Ferreira, Jorge Serafim e Benvinda Paulino (esta a título póstumo) são os destinatários das Medalhas de Mérito Artístico ou Cultural.
Quanto às Medalhas de Mérito Social, vão ser outorgadas à Associação de Pais do Jardim de Infância Seara Nova, Cooperativa Agrícola de Beringel, Associação Cantinho dos Animais de Beja, padre Joaquim Fatela (título póstumo), Fundação São Barnabé e GNR.
As celebrações do feriado municipal de Beja arrancam logo de manhã, com várias actividades de animação para as famílias no Parque da Cidade.
Iniciativas lúdicas e de sensibilização ambiental, insufláveis e demonstrações de danças e de ginástica acrobática são algumas das atracções.
A animação continua durante a tarde, com actuações de grupos musicais e de dança, assim como actividades desportivas.
Para lá destas iniciativas, Beja vai estar em festa durante todo o mês, acolhendo exposições, conferências, workshops, passeios pelo centro histórico e visitas guiadas, passeio de BTT, provas de judo, de voleibol e de desporto escolar, entre outras propostas.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima