Ciclo de cinema na Biblioteca de Aljustrel

Ciclo de cinema na

O filme “Se as montanhas se afastam”, do chinês Jia Zhang-ke, vai ser exibido nesta quarta-feira, 11, às 18h00, na Biblioteca Municipal de Aljustrel, naquele que será o início de um ciclo de cinema naquele espaço cultural da “vila mineira”.
A iniciativa tem por objectivo “aproximar os cidadãos do cinema”, “criar um espaço de educação informal e de discussão sobre esta arte e tornar os indivíduos mais intervenientes na sociedade, independentemente da idade e classe social a que pertencem”, revela ao “CA” fonte da Câmara de Aljustrel.
Nesse sentido, acrescenta a mesma fonte, o ciclo prevê a exibição de um filme por mês, sendo que antes da projecção “será feita a contextualização” do mesmo e no final “será estabelecido um espaço de diálogo sobre as impressões e os assuntos abordados, a concordância ou discordância sobre a mensagem veiculada pelo filme, entre outros”.
“Se as montanhas se afastam” esteve em destaque no Festival de Cannes e é o retrato da China contemporânea, dividida entre as suas tradições milenares e a sua ocidentalização. A história decorre em três momentos (1999, 2014 e 2025), todos sobre Tao, uma mulher dividida entre dois pretendentes: Zhang, um promissor proprietário de uma estação de serviço, e Liang, trabalhador numa mina de carvão.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima