Ciclo de cinema em Ourique homenageia Hélder Mendes

Hélder Mendes

A Câmara de Ourique promove, a partir desta terça-feira, 28, mais uma edição do ciclo de cinema em homenagem ao comendador Hélder Mendes, natural do concelho e que foi um dos pioneiros da televisão em Portugal.

O ciclo vai decorrer no cineteatro Sousa Telles, onde serão exibidos filmes ligados à natureza.

A iniciativa arranca nesta terça-feira, 28, pelas 14h00, com a exibição do documentário “Arrábida – da Serra ao Mar”, dirigida aos alunos do segundo ciclo.

Na quarta-feira, 29, a partir das 14h00, serão passadas curtas-metragens dirigidas aos alunos do primeiro ciclo, enquanto na quinta-feira, 30, às 21h30, será exibido o filme “A Campanha do Creoula”, de André Valentim Almeida.

Segundo a Câmara de Ourique, Hélder Mendes foi um dos fundadores da Radiotelevisão Portuguesa, tendo filmado a guerra colonial e captado “as primeiras imagens subaquáticas que o país viu, ainda a preto e branco”.

“Filmou Maria Callas em Lisboa, naquele que ficou para a história como o melhor registo sonoro da voz da diva da ópera” e, “nos anos 60, logo no início da sua carreira, filmou o documentário ‘Homens na Falésia’, transmitido no programa da RTP ‘Desporto e Natureza’”, acrescenta a autarquia.

Durante o seu trabalho na RTP, Hélder Mendes foi ainda responsável por reportagens e documentários, nomeadamente sobre questões ligadas ao Algarve.

“[Teve] uma vida plena de compromissos com a atualidade, a natureza, a cultura e a realização de trabalhos de excelência no registo e transmissão audiovisual de diversos acontecimentos, produções e realizações”, frisa a Câmara de Ourique, lembrando que Hélder Mendes foi distinguido pela República Portuguesa com a atribuição da Comenda da Ordem do Infante D. Henrique.

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima