Ciclo de cinema em Ourique homenageia Hélder Mendes

Hélder Mendes

A Câmara de Ourique promove, a partir deste sábado, 2, um ciclo de cinema dedicado ao comendador Hélder Mendes, realizador natural do concelho e considerado um dos pioneiros da televisão em Portugal.

A iniciativa, com entradas livres, vai decorrer até dia 17 de novembro no cineteatro Sousa Telles, arrancando no sábado, 2, pelas 21h30, com a exibição do documentário “África, como eu a vi”. A sessão contará com as presenças do realizador Paulo Fajardo e do argumentista Ricardo Venâncio, que é natural de Ourique.

Na quinta-feira, 7, às 11h00, é apresentado o documentário “Almada, entre o rio e o mar”, numa sessão dirigida aos alunos do segundo ciclo e que incluirá uma conversa com o autor, Ricardo Guerreiro.

Segue-se, no sábado, 9, às 21h30, o filme “O melhor dos mundos”, de Rita Nunes, que teve a sua estreia mundial na recente edição do festival Indie Lisboa.

Por fim, no dia 17 de novembro (domingo), é exibido, pelas 16h00, o filme infantil “O meu amigo golfinho”.

O ciclo de cinema organizado pela Câmara de Ourique pretende homenagear Hélder Mendes, comendador da Ordem do Infante D. Henrique e realizador, considerado o pioneiro da televisão em Portugal e ligado a diversas marcas relevantes da história do audiovisual em Portugal.

O realizador foi um dos fundadores da RTP e filmou a guerra colonial, além de ter mergulhado nos mares, “para captar as primeiras imagens subaquáticas que o país viu, ainda a preto e branco”.

Ao longo da sua carreira filmou o documentário “Homens na falésia” e foi responsável por reportagens e documentários, nomeadamente sobre questões ligadas ao Algarve, entre os quais a obra “Os misteriosos barcos do rio Arade”, transmitida pela primeira vez em julho de 1972.

Opinião

Carlos Pinto

29 de Novembro, 2024

10 anos de cante como património

Vitor Encarnação

29 de Novembro, 2024

A Morte

Luís Menezes

26 de Novembro, 2024

Heroínas Portuguesas

CA

15 de Novembro, 2024

Um problema muito sério!

Napoleão Mira

15 de Novembro, 2024

Gosto de Gostar

Carlos Pinto

1 de Novembro, 2024

Para que serve um banco público?

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima