A Câmara de Ourique promove, a partir deste sábado, 2, um ciclo de cinema dedicado ao comendador Hélder Mendes, realizador natural do concelho e considerado um dos pioneiros da televisão em Portugal.
A iniciativa, com entradas livres, vai decorrer até dia 17 de novembro no cineteatro Sousa Telles, arrancando no sábado, 2, pelas 21h30, com a exibição do documentário “África, como eu a vi”. A sessão contará com as presenças do realizador Paulo Fajardo e do argumentista Ricardo Venâncio, que é natural de Ourique.
Na quinta-feira, 7, às 11h00, é apresentado o documentário “Almada, entre o rio e o mar”, numa sessão dirigida aos alunos do segundo ciclo e que incluirá uma conversa com o autor, Ricardo Guerreiro.
Segue-se, no sábado, 9, às 21h30, o filme “O melhor dos mundos”, de Rita Nunes, que teve a sua estreia mundial na recente edição do festival Indie Lisboa.
Por fim, no dia 17 de novembro (domingo), é exibido, pelas 16h00, o filme infantil “O meu amigo golfinho”.
O ciclo de cinema organizado pela Câmara de Ourique pretende homenagear Hélder Mendes, comendador da Ordem do Infante D. Henrique e realizador, considerado o pioneiro da televisão em Portugal e ligado a diversas marcas relevantes da história do audiovisual em Portugal.
O realizador foi um dos fundadores da RTP e filmou a guerra colonial, além de ter mergulhado nos mares, “para captar as primeiras imagens subaquáticas que o país viu, ainda a preto e branco”.
Ao longo da sua carreira filmou o documentário “Homens na falésia” e foi responsável por reportagens e documentários, nomeadamente sobre questões ligadas ao Algarve, entre os quais a obra “Os misteriosos barcos do rio Arade”, transmitida pela primeira vez em julho de 1972.