A Câmara de Ourique promove a partir desta sexta-feira, 14, um ciclo de cinema em homenagem ao comendador Hélder Mendes, natural do concelho e que foi realizador e um dos pioneiros da televisão em Portugal.
Segundo a autarquia, Hélder Mendes está ligado “a diversas marcas relevantes da história do audiovisual em Portugal”, tendo sido “um dos fundadores da Radiotelevisão Portuguesa”.
Ao longo da sua carreira “filmou a guerra colonial”, “mergulhou nos mares, para captar as primeiras imagens subaquáticas que o país viu”, e “filmou Maria Callas em Lisboa, naquele que ficou para a história como o melhor registo sonoro da voz da diva da ópera”, acrescenta o município.
Para assinalar esta obra, a Câmara de Ourique dinamiza a partir desta sexta-feira, 14, no cineteatro Sousa Telles, um ciclo de cinema com películas ligadas à natureza, que arranca às 21h30 com “A Costa das Cegonhas – Retrato Natural do Sudoeste”, de Ricardo Guerreiro. No sábado, 15, é exibido “A Caçadora e a Águia” (21h30).
O ciclo prossegue no fim de semana seguinte, com “I Am Greta – Uma força da natureza” (às 21h30 de sábado, 22), e termina na quinta-feira, 27, com o filme infantil “O Arco Mágico (10h30 e 14h30).