Cerimónias militares em Castro para festejar Batalha de Ourique

Cerimónias militares

Uma cerimónia militar, uma missa campal e um juramento de bandeira marcam o programa das comemorações do 880º aniversário da Batalha de Ourique em Castro Verde na próxima quinta-feira, 25.
O concelho é o local histórico da Batalha de Ourique, onde D. Afonso Henriques derrotou cinco reis mouros e afirmou Portugal como país, sendo que o programa comemorativo da data contará com as presenças da secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto, e do bispo das Forças Armadas, D. Rui Valério, que foi pároco durante vários anos em Castro Verde.
As comemorações arrancam às 9h00, na Praça do Município com a recepção, com honras militares, da secretária de Estado da Defesa Nacional e restantes autoridades civis e militares. Segue-se uma romagem ao padrão e uma cerimónia militar no sítio de São Pedro das Cabeças, onde decorrerá o hastear da bandeira nacional, a deposição de flores e a homenagem aos mortos em combate.
A iniciativa prossegue depois no Largo da Feira, em Castro Verde, com a realização de uma missa campal, pelas 10h45, presidida pelo bispo das Forças Armadas, D. Rui Valério, seguindo-se, às 11h30, a realização do juramento de bandeira do VI Turno de 2019 da Brigada de Reacção Rápida (BrigRR), numa cerimónia que juntará cerca de 60 militares do Regimento de Infantaria (RI) 1 de Beja.
As celebrações são organizadas pela Câmara Municipal de Castro Verde em parceria com a Direcção de História e Cultura Militar e o RI 1 de Beja.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima