Está quase concluída a obra de requalificação e ampliação do lar-residencial da Cercicoa em Almodôvar, que permitirá a criação de 10 novas vagas, num total de 24 camas.
“Não é uma obra muito complexa e esperamos tê-la concluída até final do primeiro semestre deste ano”, garante ao “CA” António Matias, presidente da direcção da Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas e Solidariedade Social dos Concelhos de Castro Verde, Ourique e Almodôvar, fundada em 1979.
A empreitada do lar-residencial está avaliada em 363 mil euros e foi financiada a 75% por fundos comunitários.
O restante montante foi garantido pela Cercicoa, que contou com o apoio financeiro das câmaras de Almodôvar, Castro Verde, Ourique e Odemira, além de ter recebido alguns donativos de entidades privadas nacionais e estrangeiras e de ter recorrido à banca, através de uma linha de crédito para instituições particulares de solidariedade social.
“Esperemos que tudo isto seja o suficiente para terminar a obra, comprar o equipamento e abrir o espaço”, sublinha António Matias.
Com as obras quase terminadas, o presidente da Cercicoa espera ser possível estabelecer acordos de cooperação com a Segurança Social para as 10 novas camas.
“O nosso relacionamento com a Segurança Social tem sido sempre profícuo e mesmo em situações mais adversas tivemos acesso a acordos. Tenho a convicção de que a situação irá correr pelo melhor e acredito que teremos financiamento ao abrigo de novos acordos de cooperação”, afirma.
