Centros históricos debatidos em Mértola

Centros históricos

Mértola recebe esta quinta e sexta-feira o V Encontro Técnico da Rede da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLP), que vai debater o tema “Protecção e Valorização de Centros Históricos”.
A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal local e pela UCCLA e vai reunir técnicos de vários países em torno de uma reflexão “sobre os centros históricos, a sua valorização e os processos de candidatura a Património da Humanidade”.
As sessões de trabalho decorrem no cine-teatro Marques Duque, em Mértola, e o primeiro dia será dedicado à gestão e dinamização de centros históricos. A moderação está a cargo do vice-presidente da CCDR, Jorge Pulido Valente, e conta com as intervenções de representantes das cidades de Angra do Heroísmo, da Ribeira Grande Santiago (Cabo Verde), do Porto, Guimarães e Lisboa. O programa do primeiro dia inclui, também, a apresentação de casos de estudo.
Na sexta-feira, 20, o tema em debate, cuja moderadora será a directora regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, será o Processo de Candidatura a Património da Humanidade. As intervenções deste segundo dia serão das cidades de M’Banza, no Congo, Évora e Mértola. Decorre, ainda uma mesa-redonda com todos os participantes sobre “Centros Históricos Património da Humanidade, da teoria à prática”.
O encontra encerra com uma visita ao centro histórico da “vila museu”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima